Como evitar fissuras na argamassa?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Para Evitar Fissuras

  1. Para evitar fissuras nos revestimentos, sempre molhar a superfície antes de aplicar a argamassa e após o acabamento molhar o revestimento.
  2. Ao preparar a argamassa, utilizar pouca água e apenas a quantidade necessária de cimento.

Para garantir alta durabilidade, utilizar resina acrílica e impermeabilizante ajuda a proteger da ação da água. Você também pode aplicar cera incolor nas áreas internas.

Aplique uma demão farta de impermeabilizante sobre a fissura e laterais, aguarde secagem de 6 a 8 horas, de acordo com a embalagem. Aplique uma nova demão e nessa etapa, fixe uma tela de poliéster, de 20 cm de largura, sobre toda a faixa da fissura, tendo como orientação o meio da trinca.

Você pode utilizar, dependendo da fissura, uma fita de poliéster TNT que preenche a falha sem enrijecer a superfície, evitando que surjam novas fissuras nas proximidades. Depois basta aplicar massa corrida ou acrílica e trabalhar a parede com lixa e pintura.

6 formas de evitar aberturas na parede

  1. Tenha cuidado com os materiais utilizados para evitar as retrações. ...
  2. Observe trepidações ou vibrações. ...
  3. Fique atento às infiltrações. ...
  4. Evite construir em terrenos instáveis. ...
  5. Observe a incidência de insetos na sua residência. ...
  6. Chame um profissional.

Dilatação e retração são os motivos principais para que o piso de cimento queimado fissure rapidamente. Isso acontece porque o cimento é um produto químico que reage com água, em reação exotérmica (libera calor). A reação aquece o material, que se dilata.

As fissuras de parede são um tipo de problema que, geralmente, estão atreladas a argamassa do reboco mal aplicada ou feita com traço incorreto, areia e outros materiais com contaminação, problemas estruturais, ausência de zonas de dilatação, influência de épocas de verão muito intenso e outras alterações climáticas.

Para que o reparo seja eficaz é preciso que seja identificada a causa da fissura na parede. Logo, em se tratando de fissura na parede superficial, presente somente no reboco e na tinta, basta remover todos o reboco da área afetada que não estiver aderido, raspando o material e fazendo uma nova cobertura e pintura.

"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.

O excesso de cimento prejudica o trabalho do profissional por não permitir um acabamento mais fino, não sem que se tenha que utilizar outros produtos para corrigir as falhas geradas. Outro problema nesse tipo de massa são as microfissuras, dada a sua rigidez, e a dilatação da massa tende a ser maior do que o usual.

A cal hidratada atua, basicamente, como um aglomerante, permitindo o endurecimento da argamassa através do contato com o ar. Esse elemento garante muitas outras vantagens, como melhor trabalhabilidade e plasticidade da argamassa, maior potencial de aderência ao revestimento e grande capacidade de retenção de água.

Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.

Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.

O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.

Classificação dos tipos de fissuras
Quando falamos sobre fissuras, é normal classificarmos elas sobre sua orientação, ou seja: verticais, horizontais ou inclinadas.

Principais tipos de fissuras na parede

  • Fissura na vertical.
  • Fissura na horizontal.
  • Fissura na diagonal.
  • Fissura de elementos estruturais.

Tela evita fissuras nos cantos entre paredes novas e velhas
Para evitar fissuras e até mesmo rachaduras na obra, responsáveis por gerar graves infiltrações nas construções, por exemplo, é importante ter cuidado ao realizar as emendas nas junções entre paredes novas e antigas ou entre paredes e pilares.