Como evitar escaras no cóccix?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Para evitar o surgimento de escaras, é preciso movimentar a pessoa a cada duas horas, além de manter uma rotina de higiene do leito e de hidratação da pele.

Utilize um creme barreira ao redor da ferida para proteger de possíveis bactérias; Aplique o curativo recomendado pelo médico ou enfermeiro estomaterapeuta, considerando a quantidade de exsudato e o grau da ferida; Fixe o curativo com adesivo ou esparadrapo hipoalergênico, evitando oclusão excessiva.

A principal medida para prevenir a formação de escaras é mudar a posição dos pacientes acamados ou com dificuldade de movimentos a cada duas horas pelo menos, a fim de aliviar os pontos de pressão da pele nas áreas de maior risco.

As pomadas para escaras são medicamentos rápidos e eficientes no tratamento das escaras. Porém, só devem ser usados mediante prescrição médica.

Uma escara pode aparecer em poucos dias e progredir rapidamente, mas para cicatrizar pode levar meses. A principal complicação da escara é a infecção que inicialmente é local, mas pode disseminar-se.

Se quiser cicatrizar as escaras mais rapidamente, esse é o procedimento certo a ser feito. Existem pomadas e óleos especiais que podem ser encontrados nas farmácias e podem ser aplicados em escaras superficiais para tratá-las ou preveni-las. Uma ótima forma de prevenção é usar creme hidratante na pele também.

Para prevenir escaras em idosos, invista na hidratação. Lembre sempre ao idoso de beber água, pois faz bem para a pele. Ademais, utilize cremes e óleos após o banho e evite que a pele fique seca e com rachaduras.

O óleo de girassol Dermaex é um óleo cicatrizante curativo, com sua base em Ácidos Graxos Essenciais (ácido oleico, ácido linoléico e ácido linolénico), além de possuir vitaminas A e E, e ainda óleo de soja, a fim de hidratar e prevenir feridas e escaras.

O curativo hidrocolóide Plus Standard Curatec é a melhor escolha em curativos para cicatrização de escaras e feridas em geral.

Recomenda-se repouso absoluto por algum tempo e que se evite a prática de atividades físicas muito intensas. O especialista também irá receitar remédios antiinflamatórios e analgésicos para ajudar com a dor e com o desconforto na região.

As escaras são causadas pela pressão contínua em regiões de proeminência óssea. O fato de permanecer muito tempo na mesma posição faz com que o peso seja direcionado a uma única região, machucando a pele e levando ao surgimento de feridas. As regiões mais propensas são: Região sacral (acima do cóccix)

Quais os sinais de escara? A escara se apresenta geralmente como uma lesão superficial, que pode evoluir para uma lesão mais aprofundada, caso o indivíduo não seja movimentado de forma adequada. Essas feridas podem ser mal-cheirosas, ter cores diferentes, nódulos e podem até coçar.

Óleo de girassol é indicado para o tratamento de escaras e eczemas, com ação emoliente, suavizadora da pele e reepitelizante, auxiliando na cicatrização. O uso do produto deverá sempre ser realizado pelo profissional da enfermagem.

Cremes ou sprays de barreira são indicados para prevenir as lesões. Dica: A pele do paciente deve estar sempre hidratada. A hidratação fará com que ela fique mais elástica e deve ser feita pelo menos uma vez por dia.

1- Nebacetin
É muito indicada por médicos em geral, pois promove uma cicatrização rápida e segura.