Como evitar crises de rinite e sinusite?

Perguntado por: umoreira8 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Ter uma boa alimentação, com foco em alimentos saudáveis, e praticar exercícios físicos regularmente são formas de preparar o corpo para combater uma possível inflamação ou infecção. O hábito de colocar uma bacia de água no ambiente ajuda a melhorar a umidade do ar, o que evita crises alérgicas.

Alimentos processados, ricos em gordura, conservantes e açúcar, devem ser consumidos com moderação, pois podem intensificar crises respiratórias.

7 medidas contra a sinusite: truque no banho quente e outros que aliviam muito

  1. Banho quente. ...
  2. Infusões. ...
  3. Compressas quentes. ...
  4. Dormir com a cabeça elevada. ...
  5. Massagem facial. ...
  6. Lavagem nasal. ...
  7. Beber muito líquido.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

Complicações da rinite não tratada e sinais da doença
Os sintomas são obstrução nasal, coriza, coceira e espirros, com frequência, sendo que essa frequência e intensidade, determinam a gravidade do quadro”.

“Nos meses mais frios do ano temos um aumento dos casos de rinite e sinusite devido o clima frio e seco, que atuam como fatores irritativos da mucosa nasal. O tempo seco desidrata a mucosa, desencadeando um processo inflamatório, que pode virar uma rinossinusite.

A sinusite tem cura mais fácil quando é aguda, na qual a abordagem medicamentosa costuma apresentar êxito, o que pode incluir descongestionantes nasais, analgésicos, corticoides ou antibióticos.

É importante saber que, apesar de diferentes, as duas doenças podem aparecer ao mesmo tempo, pois a rinite pode dificultar a saída de secreções pelo nariz, causando seu acúmulo nos seios paranasais (causa da sinusite).

A rinite e a sinusite podem aparecer juntas
Outra condição comum é a rinite causar uma sinusite, já que uma vez inflamada a mucosa do nariz, essa inflamação dificulta a saída de muco dos seios da face.

O abacaxi é um bom exemplo, pois contribui para a redução da congestão nasal. Outras frutas ricas em vitamina C, como laranja e kiwi, também são benéficas contra a rinite.

A bromelina encontra-se em maior quantidade no miolo do abacaxi, a parte central e mais firme da fruta. Além disso, o abacaxi contém vitamina C, que ajuda a combater inflamações, e bastante água, aumentando a hidratação do corpo e diminuindo as crises de rinite.

O gengibre é um anti-histamínico natural e contém muitas propriedades que aliviam os sintomas da rinite. Rale a quantidade de 1 colher de sopa de gengibre e ferva com um copo de água por 5 minutos. Depois adicione mel ou limão e tome. Outra maneira de usar é mastigar pedaços de gengibre.

Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro. “Procure manter o ambiente arejado, tomar bastante líquido, realizar a lavagem nasal diariamente e seguir as orientações do uso dos medicamentos prescritos pelo médico”, explica Pitelli.

Colocar dois galhos de alecrim em fogo em dois litros de água e adicionar 10 centímetros de raiz de gengibre é um remédio muito eficaz para a sinusite. Quando ferver, remova-o do fogo e deixe esfriar. Em seguida, adicione o suco de três limões. Você deve tomar esta infusão como se fosse água durante todo o dia.

Decongex Plus é um descongestionante e antialérgico eficaz no tratamento dos sintomas comuns de gripe, resfriados, rinite e sinusite. Sua ação desobstrui as vias nasais, reduzindo o inchaço e a secreção na garganta e nariz, o que alivia o desconforto em toda a região do aparelho respiratório.

É importante ter em mente que a rinite, seja ela aguda ou crônica, alérgica ou não, pode acometer pessoas de qualquer idade. Os sintomas sempre devem ser avaliados por um médico – especialmente, se os desconfortos forem persistentes, já que estes podem indicar casos mais graves, ou até mesmo uma rinite crônica.

Enquanto a rinite é uma inflamação das fossas nasais, a sinusite acontece na face, em torno e acima do nariz. Além disso, os sintomas da sinusite costumam ser mais graves, como veremos adiante. Porém, a rinite também incomoda bastante, sendo uma manifestação mais aguda.

A coceira é mais comum no nariz, mas pode atingir o céu da boca, olhos, garganta e ouvido. A coriza pode sair pela frente ou por trás do nariz, causando pigarro. Em algumas ocasiões o catarro pode ir para o ouvido, ocasionando estalos e sensação de ouvido cheio.