Como evitar corte termico?

Perguntado por: ogentil . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para evitar esse efeito, é fundamental aplicar uma boa quantidade de protetor térmico em todo o comprimento das madeixas antes de começar o processo de styling. Além de prolongar a durabilidade da textura criada, o produto vai proteger os fios dos danos que podem levar à quebra.

A melhor maneira de evitar o corte químico é realizando testes de mechas antes de realizar o procedimento químico desejado em todo o cabelo. Dessa maneira é possível observar a forma que seus fios reagem a química e se seus cabelos estão prontos para o procedimento que você deseja realizar.

Usar secador, chapinha e babyliss sem proteção térmica pode fazer o cabelo quebrar. O calor emitido por ferramentas como secador, chapinha e babyliss é o responsável por alterar a textura dos fios.

Principais sintomas do corte químico
o fio fica cheio de pontos brancos, pontas duplas, triplas e até quádruplas; ele fica elástico, ou seja, você puxa o fio e ele vai e volta; o cabelo fica emborrachado, opaco e áspero; pode ocorrer queda de cabelo se o procedimento for feito na raiz.

Tampe o buraco com papel aluminio. Ele é impermeável e vai impedir a passagem de água!

Protetor térmico: para que serve? Um dos passos mais importantes no momento "pré-chapinha" é passar um protetor térmico. Este produto blinda o cabelo do calor excessivo da chapinha, do secador e também do babyliss e mantém a hidratação natural.

Segundo Jackeline, a alta temperatura das chapinhas sensibiliza e enfraquece a estrutura da fibra capilar, bem como rompe as ligações de sustentação da fibra e provoca danos estruturais em todo o cabelo.

Corte químico é quando você usa coloração, descoloração, alisamentos em geral e permanentes. Corte térmico é o uso de Secador, chapinha, babyliss…

Aposte no cronograma capilar
Para recuperar o cabelo quebrado ou danificado, vale apostar em uma agenda de tratamentos intensivos, como o cronograma capilar. Ele dura 4 semanas e intercala tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Cortei e não gostei: e agora?

  1. O primeiro passo é digerir e aceitar a mudança. ...
  2. Invista em acessórios e penteados para se adaptar à mudança. ...
  3. Trabalhe a sua autoestima de outras formas. ...
  4. Aposte em belos brincos. ...
  5. Seja paciente. ...
  6. Não deixe de cuidar do cabelo. ...
  7. Por último e não menos importante, lembre-se: cabelo cresce!

O primeiro passo para recuperar o cabelo que passou pelo corte químico é investir em uma máscara de reconstrução capilar desenvolvida especialmente para fios danificados. O produto oferece um tratamento profundo e intenso que atinge todas as camadas da estrutura capilar para recuperar sua massa, força e resistência.

O cabelo elástico é aquele fio que está com o “efeito chiclete”, que é quando você puxa o fio, ele aumenta o comprimento, porém, demora a quebrar. Para solucionar este dano profundo é preciso se dedicar a alguns tratamentos capilares para recuperar a força dos fios.

Aplicação de vinagre de maçã: tão simples e muito poderoso! Ele ajuda a acidificar os fios e trazer de volta ao seu pH mais equilibrado. Em cabelo com corte químico, o vinagre de maçã pode agir como neutralizante, selando as cutículas e parando a ação do produto que por ventura ainda esteja nos cabelos.

Existem três tipos de corte térmico, aplicados de acordo com as necessidades do setor e produto. São eles: oxicorte, corte a plasma e corte a laser. O oxicorte usa chama de gás combustível (oxigênio) para operar. O aquecimento é que coloca o material na temperatura de ignição.

O choque térmico capilar recupera os fios, hidrata e deixa os cabelos com mais vida, brilho, alinhados e bonitos. Dica: Após lavar os cabelos com shampoo na água quente (não fervendo) utilize máscara capilar ou condicionador apropriado para o tipo do seu cabelo e enxágue.

Corte a seco esculpe os fios volumosos
Para quem procura uma forma de amenizar o volume dos cabelos e deixá-los mais leves, essa técnica é ideal, pois dá o movimento perfeito. Outra vantagem é que com o cabelo seco, o hair stylist pode ver o caimento natural dos cabelos e assim adaptar melhor o corte.

Como acelerar o crescimento do cabelo com dicas simples

  1. Consuma alimentos ricos em proteínas. ...
  2. Corte sempre as pontinhas. ...
  3. Evite prender regularmente os cabelos. ...
  4. Lave o cabelo apenas com água morna ou fria. ...
  5. Massageie o couro cabeludo. ...
  6. Evite a oleosidade nos fios. ...
  7. Não utilize ferramentas de calor constantemente.

Quanto tempo dura o corte químico? O cabelo quebrado pode se recuperar por completo de um corte químico em, aproximadamente, 2 anos. Por isso, a melhor escolha é optar pela prevenção, já que o processo de recuperação não é tão rápido.

Teste da mecha: é fundamental fazer a aplicação em uma pequena mecha. De maneira geral, o corte químico acontece imediatamente e, então, basta suspender a transformação. Não descuide dos fios: utilize produtos específicos para cabelos que passam por procedimentos químicos.