Como evitar constrangimento no trabalho?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Constrangimento no trabalho: como reverter esse tipo de situação?

  1. Comunique-se com o colaborador. ...
  2. Entenda bem a situação e observe as evidências de constrangimento no trabalho. ...
  3. Incentive o respeito às limitações. ...
  4. Invista no clima organizacional. ...
  5. Ofereça apoio e mostre-se determinado a resolver o problema.

Tudo que ultrapasse os limites razoáveis de constrangimento, e viole os bens e a ordem moral de uma pessoa, prejudicando sua liberdade, saúde, honra ou imagem, pode ser considerado um dano moral.

O Assédio moral é a humilhação sofrida por um funcionário e pode ocorrer de muitas maneiras: bronca, ameaça, espalhar boatos contra o funcionário ou mesmo tirar objetos de trabalho, como a mesa ou o telefone, para constranger. Pode ser em público, ou não.

No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado.

O constrangimento ilegal tem três formas de execução: violência, grave ameaça e outros meios capazes de reduzir a resistência da vítima.

Humilhar outra pessoa não deve ser seu objetivo, independentemente de quão tentador possa ser.
...
Quando forem apenas vocês dois, explique como você está humilhada quando ela diz essas coisas, e você gostaria que ela parasse.

  1. Ignore a pessoa. ...
  2. Peça desculpas. ...
  3. Rir junto com a pessoa. ...
  4. Cerque-se de pessoas gentis.

Concentre-se nos seus pontos fortes.
Essa é a primeira etapa do desenvolvimento da autoconfiança. Como a vergonha está associada a um sentimento de inadequação, lembrar-se das suas qualidades positivas poderá ajudá-lo a se sentir menos constrangido em situações sociais.

Exemplos: não fumar em local permitido, não correr em um parque público etc. Mas não basta o agente obrigar a vítima a fazer ou deixar de fazer qualquer coisa. Precisa impor à vítima um comportamento certo e determinado.

A forma mais fácil para provar é com testemunhas que também passam por isso. Entretanto, você também pode tentar gravar seu chefe dizendo que não pode ir ao banheiro ou tirar fotos de plaquinhas como essas (se for o caso da sua empresa).

E a melhor atitude a se tomar em casos de ofensas praticados por colegas de trabalho ou superiores hierárquicos é nunca revidar, e sim acionar imediatamente a supervisão (encarregado, superior, gerente, RH, etc) e informar sobre o ocorrido.

Coagir moralmente o empregado no ambiente de trabalho, através de atos ou expressões que tenham por objetivo atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica.

Chamar a atenção em público
Em primeiro lugar essa atitude denota falta de respeito. O chefe expõe a pessoa a uma situação delicada e às vezes ela não tem como se explicar ou se defender na frente da equipe. Outro aspecto é que o líder está falando a partir do seu olhar diante da situação.

Os assédios morais podem ser divididos em quatro formas: 1. Assédio Moral Vertical Descendente; 2.
...
Tipos de assédio moral no trabalho

  • Assédio Vertical Descendente. ...
  • Assédio Moral Organizacional. ...
  • Assédio Moral Horizontal. ...
  • Assédio Moral Vertical Ascendente.

Atribuir erros imaginários ao trabalhador. Fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas em público. Impor horários injustificados. Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo.

Se seu constrangimento for muito grande, deixe o local quando for adequado. Diga que precisa ir ao banheiro ou fazer uma ligação importante.
...
Distraia-se.

  1. Assistir a um filme.
  2. Ler um livro.
  3. Jogar videogames.
  4. Sair com amigos.
  5. Fazer ações voluntárias em instituições de caridade.

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

Tema atualizado em 6/10/2020. A cobrança abusiva por meio de coação, humilhação ou constrangimento viola a norma do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor e configura crime de consumo, nos termos do art. 71 do referido diploma legal.

Importunação: prática de ato libidinoso (que tem finalidade de satisfazer desejo sexual) contra a vontade da vítima; previsto no artigo 215-A do CP; pena de 1 a 5 anos.

Em primeiro lugar, é importante entender que “constranger” é obrigar/ compelir alguém a fazer/ não fazer, mediante violência ou grave ameaça, algo que a lei não manda ou não fazer algo que a lei permite. O crime de constrangimento ilegal é um crime subsidiário.