Como evitar berne em humanos?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Passar as roupas com ferro após retiradas do varal. Manter os sacos de lixo bem fechados para evitar moscas por perto. Buscar um dermatologista assim que notar alguma lesão na pele. Cuidar da higiene da pele e de possíveis ferimentos.

Tratamento do berne
Para tanto, fechar a abertura por onde ela respira com uma camada grossa de vaselina, esmalte de unha, ou cobri-la com esparadrapo (em alguns lugares, é comum usarem toucinho defumado para atrair a larva) força a saída da larva, que pode então ser retirada com uma pinça.

Quais são os sinais e sintomas do berne? Normalmente, a dermatobiose se manifesta como um caroço vermelho com orifício central, por onde pode sair secreção sanguinolenta ou pus. Com certa frequência, também se observa a saída de parte das larvas do buraco.

O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos. Após esse tempo, a larva cai no solo, onde inicia a sua fase de pupa.

Se a larva não for retirada e morrer antes de completar o ciclo, o orifício pelo qual o Berne respira vai se fechar. Pode ser ou não absorvido pelo organismo. Caso não seja, o veterinário vai precisar extrair no consultório. Caso uma pessoa leiga tente retirar o Berne e quebre-o, a larva morre.

O tratamento mais usado para retirar a berne do cão é através de medicamentos que são colocados sobre o buraco na pele para evitar que a larva respire, a matando por falta de oxigênio. Depois de morta, o local deve ser espremido até a retirada completa da larva.

Água sanitária
Sem energia suficiente, as larvas de moscas acabarão por morrer, processo similar ao realizado por inseticidas e que também funciona no mosquito da dengue (Aedes aegypti).

A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Prevenção e tratamento
Somente o médico veterinário poderá avaliar se é necessário retirar manualmente a larva, pois isso depende do estágio do ciclo e da situação da ferida e do animal. E o produto mais indicado para evitar e tratar o berne é o Max Prata, da Vansil Saúde Animal.

Deve ser administrado por via subcutânea, na dose de 200 µg de ivermectina por kg de massa corporal, equivalente a 1 ml do produto para cada 50 kg de massa corporal.

Porém, o Berne morto em cachorro provoca inflamação e as feridas não se curam tão facilmente. A melhor forma de acabar com Berne em cachorro é a remoção manual das larvas feita pelo médico veterinário, seguido do tratamento das feridas.

Segundo a dermatologista, pessoas com berne apresentam um nódulo vermelho, que causa dor local e saída de secreção purulenta ou sanguinolenta, similar a um furúnculo.

Não há limite para a penetração das larvas da miíase. Em cada orifício de penetração da miíase (que muitas vezes não são simples orifícios, mas galerias) pode haver várias larvas.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

A mosca Dermatobia hominis, cuja fase larval, no Brasil, é denominada por berne, encontra-se distribuída desde o sul do México, na América Central, em algumas ilhas do Caribe (Antilhas menores, Trinidad e Tobago) e em todos os países das América do Sul.

Na ferida, ela limpa o local, consome os tecidos sujos e estimula a cicatrização”, explica. De acordo com o pesquisador, não há risco para os tecidos saudáveis do paciente. “Elas só comem o que está podre. Quando chega em um tecido vivo morre de fome ou vai comer outra larva”, diz ele.

Quanto maior for a larva, mais desconforto seu cachorro vai sentir e mais preocupante é o problema. A larva do berne em cachorro pode chegar a 8 vezes o seu tamanho após a saída do ovo. Esse crescimento pode levar até 40 dias, que é basicamente o tempo durante o qual seu cachorro pode sofrer de berne.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

Enquanto a bicheira é caracterizada pela presença de larvas que se alimentam de tecido muscular com ferimento, o berne é caracterizado pela infestação do tecido íntegro do animal, onde as larvas penetram e formam um nódulo no local.

O que fazer? Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Contra berne - aplicação direta do produto diluído em água. Despejar a solução de Tira-Berne assim preparada, ao longo do “fio do lombo”, começando a partir da região do cupim, avançando lentamente em direção a garupa, pelo espaço de 25 a 30 cm (aproximadamente 1 palmo e meio).