Como evitar aspiração?

Perguntado por: aalmeida4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Prevenção. A maioria das pessoas pode evitar a aspiração com uma tosse forte. A fisioterapia pode ajudar a desenvolver e manter os músculos da tosse. Quem tem dificuldade para engolir deve procurar e seguir os conselhos de um fonoaudiólogo sobre os alimentos que poderá comer com segurança para evitar a aspiração.

Fatores de risco para aspiração
A incidência de aspiração é maior em pacientes com demência ou acidente vascular cerebral e o risco de infecção é agravado pela má higiene bucal, levando à colonização da orofaringe, à colocação de sonda nasogástrica, ou gástrica, e ao uso de sedativos e drogas neurolépticas.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

A pneumonia por aspiração é decorrente da inalação de conteúdo orofaríngeo nas vias aéreas inferiores, conduzindo a lesão pulmonar e a infecção bacteriana. Ela ocorre comumente em pacientes com estado mental alterado que apresentam diminuição no reflexo de gag ou de deglutição.

O que fazer ao perceber os sintomas
Ao notar os sintomas de broncoaspiração, o paciente deve ser diagnosticado e tratado junto a uma equipe multidisciplinar e nela deverá estar envolvido os enfermeiros, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.

Na ocorrência de broncoaspiração durante a laringoscopia, após a indução anestésica, deve-se posicionar o paciente imediatamente em posição Trendelemburg, aspirar sua orofaringe, realizar a intubação orotraqueal e aspirar a luz do tubo endotraqueal.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  • Dor no peito.
  • Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  • Tosse com sangue ou pus.
  • Falta de ar.
  • Respiração ofegante.
  • Febre.
  • Fadiga.
  • Confusão mental.

Aspiração silente define-se pela entrada de material gástrico ou orofaríngeo abaixo das pregas vocais com ausência de tosse, engasgos ou qualquer sinal que demonstre a ocorrência da aspiração 7. Marik PE.

O diagnóstico Risco de Aspiração, pertencente à classe lesão física, é definido como risco de entrada de secreções gastrointestinais, secreções orofaríngeas, sólidos ou fluídos nas vias traqueobrônquicas.

Ao engolirmos um alimento, a epiglote é pressionada contra a laringe (veja figura acima). Isso faz com que a traqueia seja tampada, impedindo o alimento de entrar nessa região. Como a entrada da traqueia está tampada, o alimento só possui um caminho a seguir: o esôfago.

A epiglote se estende da laringe em direção à faringe. A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula, impedindo que alimentos e outros corpos estranhos sigam para o sistema respiratório no momento da deglutição. Quando o alimento ou outro corpo estranho entra no sistema respiratório, engasgamos.

Faça gargarejos com água salgada em temperatura ambiente por 30 segundos após as refeições. Isso pode ajudar tanto a desalojar as pedras quanto a aliviar qualquer dor decorrente de sua presença; Use um fio dental de água (também chamado de Waterpik) para ajudar a remover suavemente a pedra da amígdala.

Com pessoas que têm um tubo no pescoço que leva à traqueia (traqueostomia) ou um tubo no nariz ou boca que leva à traqueia (tubo endotraqueal), o tubo de sucção pode ser inserido diretamente no tubo que conduz à traqueia.

Os fatores de risco encontrados foram a aspiração, sialorreia, disfagia, refluxo gastroesofágico, grau V do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa, penetração, sintomas respiratórios durante as refeições, sintomas respiratórios frequentes, ronco noturno e convulsão.

A pneumonite química ocorre quando uma pessoa inala (aspira) material que é tóxico para os pulmões. O problema é mais um resultado de uma irritação do que de uma infecção. Um material tóxico inalado comumente é o ácido gástrico, de modo que a pneumonite química pode ocorrer quando uma pessoa inala o que foi vomitado.

A aspiração também deve ser considerada quando ocorre o primeiro quadro súbito de chiado no peito em crianças sem casos de alergia na família. “Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

Tratamento de pneumonia aspirativa:
A intubação orotraqueal (IOT) e o suporte ventilatório podem ser necessários. Não se recomenda cobertura antimicrobiana empírica e profilática inicial e o uso de corticoides é controverso.

1 – Todos os profissionais de saúde devem higienizar suas mãos seguindo a técnica correta. 2 – Manter paciente em decúbito elevado (30-45 graus). 4 – Aspirar a secreção subglótica rotineiramente. 10 – Evitar extubação não programada (acidental) e reintubação do paciente.

Cerca de 70% das taxas de aspiração corresponde a pacientes com rebaixamento do nível de consciência, 50% em pacientes disfágicos após Acidente Vascular Encefálico (AVE) e de 50% a 75% em pacientes com intubação laringotraqueal 8.

O que fazer em caso de broncoaspiração em idosos
Como a broncoaspiração é paulatina (lenta), e não sendo o caso de um engasto agudo (que pode gerar asfixia imediata), o melhor a fazer é procurar um médico logo que possível.