Como evitar a transferência psicologia?

Perguntado por: rgarcia5 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Olá! Via de regra, não é possível evitar quaisquer tipo de transferência. E no contexto clínico não é diferente. Contudo, na perspectiva Freudiana, o manejo das transferências é responsabilidade do terapeuta e cabe a ele trazer à luz ao paciente que trata-se de uma forma de resistência.

Para Freud, a transferência envolve um deslocamento da libido dos objetos originais do passado para a figura do analista, sendo uma operação inconsciente, que fica evidente pela repetição dos padrões de vida do paciente.

De forma resumida, a transferência é um sentido que atribuímos a pessoas do nosso passado para indivíduos do presente, e isso inclui confiar plenamente em alguém. Esse deslocamento, por sua vez, é inconsciente, mas fundamental para o processo de cura pela psicanálise.

“Podemos perceber a contratransferência através de um mal-estar, e o primeiro passo deve ser tentar compreender qual o papel que o paciente tem na sua gênese, tomando cuidado, nesses momentos, para não fazer uma interpretação "expulsiva", apenas para nos livrarmos desse mal-estar, como alerta Manfredi (1994).” ...

Não, não podem ser amigos, pois qualquer vínculo pessoal afeta diretamente a eficiência do processo terapêutico do paciente.

Progresso estagnado: você está indo na terapia 1 hora por semana, mas sente que não está evoluindo. Fale com seu psicólogo e vocês podem identificar o que pode estar “bloqueando” o caminho e redirecionar seu tratamento. Muitas pessoas deixam a terapia para testar as coisas novas que aprenderam.

A contratransferência é definida como um fenômeno relacional da clínica analítica, pois surge "como resultado da influência do paciente" e, portanto, está intimamente vinculada à transferência, aspecto central do método analítico.

A interrupção da terapia
Não existe um período pré-determinado para o paciente receber alta, pois isso varia de pessoa para pessoa. Cada paciente é único e, dessa forma, é praticamente impossível determinar quanto tempo o tratamento vai demorar. Além disso, existem muitos tipos de terapias diferentes.

A transferência é um elemento muito importante para a terapia psicanalítica psicanálise. Ocorre quando o paciente (analisando) projeta em pessoas do convívio presente figuras importantes dele (paciente).

A neurose de transferência se trata da projeção das neuroses infantis do cliente em seu analista. Dessa forma, o visitante da sessão pode processar as causas do seu mal-estar se direcioná-lo à figura do terapeuta. Por exemplo, ver na figura do analista a imagem do seu pai a fim de processar os seus traumas infantis.

Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.

O psicólogo pode emitir um recibo normalmente feito pelo próprio Word. Nele deverá constar o seu nome completo, CPF e CRP, bem como nome completo e CPF do paciente e o valor e data das sessões.

O paciente se apaixonar pelo terapeuta é algo natural e que serve para movimentar a terapia. Isso não quer dizer que essa paixão deverá ser consumada (o que seria uma falta ética gravíssima) e sim, trabalhada com o cuidado que toda demanda apresentada merece.

CONTRATRANSFERÊNCIA EROTIZADA: O ESTUDO DOS SENTIMENTOS ORIGINADOS NO TERAPEUTA POR UMA BELA PACIENTE.

A transferência positiva é um fenômeno que facilita o processo analítico. Torna o paciente mais suscetível à influência do analista por nutrir por ele um sentimento de empatia, respeito, admiração etc, que o faz baixar as resistências e se esforçar por associar livremente.