Como evitar a repetição de palavras?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Uma das formas de evitar a repetição de palavras no texto é por meio da substituição, que pode ser feita por intermédio da pronominalização ou por intermédio de sinônimos. Você sabe o que é coesão textual? Trata-se de um conceito semântico que se refere às relações de sentido existentes no interior do texto.

Em estilística, a repetição é um termo genérico que engloba as repetições de palavras e as repetições de sons. Ao utilizar a língua como um material sonoro, a repetição transmite pela acumulação de palavras ou sons idênticos uma maior força expressiva.

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

São as palavras totalizantes. É importante que o candidato evite palavras totalizantes. Então, não utilize termos como: “sempre”, “tudo”, “nada”, “todos”, “ninguém”, “jamais”. Além disso, não recomenda-se o uso de palavras de sentido coletivo, como “população”, “família”, “sociedade”, “juventude” etc.

Autismo leve, vida normal? Obstáculos na jornada escolar

  1. Dificuldade na interação com os professores e colegas;
  2. Desconforto ao ser pressionado a participar de atividades e brincadeiras em grupo;
  3. Incômodo com estímulos sensoriais como: barulho, iluminação, toques, etc.

A evolução da fala é um processo gradual...

  1. 1 - Recompense pelas respostas corretas. Faça uma pergunta e caso a criança responda corretamente entregue a recompensa. ...
  2. 2 - Evite frases que resultam em Ecolalia. ...
  3. 3 - Converse e faça perguntas a outra pessoa em frente a criança. ...
  4. 4 - Use cartões com imagens.

A ecolalia é uma parte natural do desenvolvimento da linguagem e nem sempre é uma boa ideia tentar saná-la por completo. Para evitar que a ecolalia permaneça, os pais devem encorajar outras formas de comunicação, expondo a criança a uma grande variedade de palavras e frases.

Por fazer parte do planejamento da fala, a repetição é um processo recorrente na oralidade. Diferente do texto escrito, em que a repetição é vista de forma negativa, no texto oral ela está presente e faz parte do processo de formulação.

Na perspectiva da coesão textual, a repetição lexical é um caso de reiteração ou recorrência de termos, e corresponde ao mecanismo chamado por alguns linguistas coesão recorrencial, por outros, correferência. Mas também faz o texto avançar.

A intenção da repetição da palavra "nada" é reforçar o sentido negativo da frase, indicando que o narrador se desagradava totalmente da expressão facial do mordomo. Note que o "nada, nada" poderia ser substituído por "nenhum pouco": "Não gostava NENHUM POUCO da aparência fúnebre do mordomo."

Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença. Por afetar a estrutura do enunciado, é classificada como figura de sintaxe (ou figura de construção).

O que é logorréia? A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

As estruturas de repetição são basicamente três: enquanto-faça, faça-enquanto e para-faça.

Apresente as consequências para os seus argumentos. Pense, também, de quê maneira você solucionaria os problemas que apresentou. Uma boa conclusão deve ter uma proposta de valor, ou seja, ela deve conter soluções e apresentar melhorias para o tema abordado. Ofereça ao leitor oportunidades de refletir sobre o tema.

São essas palavras que estabelecem a interrelação entre frases ou parágrafos. As palavras de transição facilitam a compreensão das ideias do texto aos seus leitores. Nesse sentido elas também preparam o leitor para o que está por vir durante o texto. Exemplos comuns de palavras de transição são 'e', 'mas' e 'porque'.

Por que repetir palavras pode prejudicar sua nota da redação
Sendo assim, qualquer desvio pode prejudicar você nessa competência e a repetição de palavras é um deles — porque ela afeta diretamente a coesão da redação.

Ao formarmos um conceito generalizado, corremos o risco de cometermos injustiças, pois estamos colocando “todos” os integrantes deste grupo, em uma mesma condição, independentemente do comportamento pessoal de cada indivíduo.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

No entanto, crianças com TEA costumam ter dificuldade em focar em atividades que não gostam, mas podem se fixar intensamente em objetos, brinquedos ou outras atividades preferidas. Já crianças com TDAH resistem em se envolver com qualquer coisa que exija concentração, principalmente se levar tempo.

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.