Como evitar a mesóclise?

Perguntado por: onovaes2 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Mas para evitar essa forma rígida e talvez um tanto esdrúxula, basta você colocar o pronome eu na frente do verbo: Eu o trarei de volta. Ou seja, a mesóclise só é necessária quando o verbo inicia a frase, em texto formal: “Trá-lo-ei de volta amanhã, Vossa Excelência não precisa se preocupar”.

Quando Usar a Mesóclise. Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. Ela somente é possível de uma forma: com verbos no futuro do presente (esforçar-me-ei) ou no futuro do pretérito (esforçar-me-ia). Existem mais dois tipos de posição: Próclise - pronome antes do verbo e Ênclise - pronome depois do verbo.

A intercalação do pronome em mesóclise ocorre de maneira que um pronome oblíquo átono ficará intercalado, separado por dois hifens. Como exemplos desse tipo de pronome, podemos citar: lhe, me, te, o, a.

Quando não usar a ênclise? Resposta: quando ocorrer na frase uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo (ou seja, basicamente, com as regras já apresentadas sobre a próclise). Com palavras negativas: “Nunca me falaram sobre isso.” Com conjunções subordinativas: “Conforme lhe disse, não estou interessado.”

Mesóclise na Redação do Enem
Assim, há apenas uma regra para a obrigatoriedade da colocação em mesóclise: Quando, no início da oração, o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Por exemplo: Apresentar-se-á no próximo capítulo a conclusão.

Quando o verbo está abrindo um período, os pronomes átonos não podem ser colocados antes do verbo. Com isso, a próclise é proibida, será feito uso da mesóclise ou da ênclise.

Dica: o “me” geralmente aparece depois do verbo, diferente do “I”, que aparece antes. Como o sujeito está realizando a ação (Giovana e eu), devemos usar o “I”.

A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).

Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. Ela somente é possível de uma forma: com verbos no futuro do presente (esforçar-me-ei) ou no futuro do pretérito (esforçar-me-ia).

#2 A mesóclise somente pode ser usada com futuros do indicativo – futuro do pretérito e futuro do presente do indicativo. #3 A mesóclise somente será obrigatória se o verbo iniciar o período.

A colocação pronominal Próclise é empregada quando tiver palavras ou expressões negativas, conjunções subordinativas, advérbio, pronomes relativos, demonstrativos ou indefinidos, frases interrogativas, exclamativas ou optativas, verbo no gerúndio antecedido da preposição "em" ou formas verbais proparoxítonas.

A próclise é usada:

  1. Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: ...
  2. Orações iniciadas por palavras interrogativas. Ex.: Quem te fez a encomenda?
  3. Orações iniciadas por palavras exclamativas. ...
  4. Orações que exprimem desejo (orações optativas).

A colocação pronominal em locuções verbais pode ser diferente se o verbo principal estiver no particípio ou no gerúndio e infinitivo. Se não existir palavra atrativa que exija a próclise, o pronome oblíquo pode ser empregado depois do verbo principal ou após o verbo auxiliar.

A ênclise é opcional apenas na segunda ocorrência de pronome átono. D A ênclise é obrigatória nas duas ocorrências de pronome átono. A ênclise é proibida nas duas ocorrências de pronome átono.

De acordo com a gramática normativa, a posição adequada dos pronomes átonos é depois do verbo, desde que não haja condições para a próclise ou para a mesóclise. Assim sendo, a ênclise é obrigatória: a) Com o verbo no inicio do período, desde que não esteja no futuro do indicativo: Comenta-se que ele recebeu o prêmio.

Em próclise: pronome colocado antes do verbo; Em ênclise: pronome colocado depois do verbo; Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

A intercalação do pronome em mesóclise ocorre de maneira que um pronome oblíquo átono ficará intercalado, separado por dois hifens. Como exemplos desse tipo de pronome, podemos citar: lhe, me, te, o, a.

Use palavras ou expressões alternativas
Por exemplo, em vez de dizer “Infelizmente, a situação financeira da empresa não é boa”, você poderia dizer "Nosso progresso financeiro tem sido desafiado” ou "Infelizmente, se não houver mudanças, enfrentaremos sérios problemas financeiros”.