Como evitar a ginecomastia durante o ciclo?

Perguntado por: aaraujo5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Serve para evitar a ginecomastia, que é o crescimento das mamas nos homens. O tamoxifeno impede o estrógeno de se ligar aos receptores das glândulas mamárias. Ele também ajuda a restaurar a produção natural de testosterona e hormônio luteinizante (LH).

A ginecomastia ocorre por um desequilíbrio entre a concentração de estrogênio e testosterona livre circulante. Na maioria dos casos não se identifica uma causa orgânica para o problema, sendo assim chamada de idiopática (sem causa). Entretanto, deve ser sempre descartado a associação com causas externas e patológicas.

O tratamento da ginecomastia será de acordo com a causa. Por isso, o primeiro passo é buscar o diagnóstico médico. A depender de cada caso, a forma de tratar a doença pode ser por uso de medicamentos, por procedimento cirúrgico ou apenas por mudança de hábitos.

Os principais remédios para ginecomastia são: Tamoxifeno, Letrozol, Anastrazol, Dostinex e Clomifeno. Esses medicamentos prometem eliminar e diminuir o crescimento das mamas nos homens, bem como evitar ginecomastia por esteróides ou medicamentos, algo comum em determinados casos.

A ginecomastia não é um problema sério e tem cura, e geralmente, na puberdade pode desaparecer espontaneamente. No entanto, se não ocorrer melhora, o endocrinologista pode indicar o tratamento com uso de medicamentos ou cirurgia, por exemplo.

A ginecomastia some com quantos anos? Geralmente, a ginecomastia tem grandes chances de regredir espontaneamente até os 17 anos, que é quando os hormônios começam a estabilizar. Contudo, caso isso não ocorra, você pode ver a seguir como curar a ginecomastia na adolescência.

Frituras. Além de colaborar para o aumento de peso e elevar os níveis de colesterol no organismo, as frituras são gordurosas e fazem com que aumente o tecido adiposo do homem, acumulando gordura no corpo, que estimula a conversão de testosterona em estrogênio.

Casos leves são tratados com exercícios principalmente para apertar os músculos no peito, tais como: Treinamento intervalado: alternando uma série de exercícios curtos, mas intensos com aqueles que são menos intensos e levam mais tempo para executar galpões de gordura na parte superior do tórax.

O verdadeiro tratamento para ginecomastia é a cirurgia de mama masculina. Essa cirurgia é simples, tanto que o procedimento tem duração de até 3 horas. E pode ser feito ainda na adolescência, desde que o paciente esteja em boas condições de saúde.

A testosterona em excesso é convertida em estrogênio. Quando isso acontece, a ginecomastia pode surgir. Outra reação negativa, é a queda na produção de espermatozoides e testosterona. E mais uma vez o estrogênio se desequilibra e causa ginecomastia.

No entanto, nada impede que um paciente com ginecomastia verdadeira também sofra com excesso de tecido adiposo, que aumenta ainda mais as mamas. Sendo assim, se você quer saber se quem tem ginecomastia pode comer ovo, saiba que o ovo por si só não causa nem ginecomastia e nem pseudoginecomastia.

Acrescentar ou aumentar alimentos que contêm cálcio e zinco também pode ajudar a combater a ginecomastia, visto que, o cálcio regula a absorção de estrogênio e zinco pode aumentar os níveis de testosterona. Ostras e carne vermelha apresentam altos níveis de zinco, de preferência de origem orgânica.

Vale lembrar que, a ginecomastia não é uma doença grave e pode ser tratada por meio de medicamentos ou cirurgia. Para adolescentes na fase da puberdade, ela tem grandes chances de sumir até os 17 anos. Além disso, não há diferenças em relação ao tratamento ou gravidade da doença para pessoas magras ou acima do peso.

Com moderação, sim. Lembrar que a reposição hormonal tem metabolização hepática, assim como o álcool. Sempre é bom comunicar ao médico assistente sobre o hábito de beber .

Para ter um efeito melhor no organismo, o ideal é que o remédio seja administrado sempre à noite.

O ideal é iniciar a TPC antes mesmo de acabar o ciclo de hormônios (na última ou penúltima semana) para não ter um choque muito grande com fim do ciclo.

Resumindo, comer uma grande quantidade e variedade de frutas, verduras, chás, grãos, raízes, etc., irá proporcionar grandes chances de minimizar a aromatase no corpo.

A ginecomastia é um possível efeito colateral do uso de Testosterona (Durateston). Sugiro que faça uma avaliação médica para verificar seu caso e a necessidade de exames ou tratamento.

Para quem tem ginecomastia, o uso de tecidos mais leves faz com que a mama fique marcada, gerando desconforto. Dessa forma, optar por tecidos mais discretos ou escuros ajuda a disfarçar a ginecomastia e fazer com que o homem em questão se sinta mais confortável ao usar uma peça de roupa tão comum.