Como evitar a calcificação?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

O que fazer para acabar com a calcificação nas artérias

  1. Parar de fumar.
  2. Tomar medicamento indicado pelo seu médico.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Ter uma dieta saudável.
  5. Controlar a pressão arterial.
  6. Controlar o colesterol.

“Essa calcificação enrijece as paredes das artérias e pode provocar desde o seu entupimento até a sua ruptura, causando infarto ou AVC, por exemplo”, acrescenta o médico.

Principais sintomas

  • Dor no peito ou no abdômen em forma de pontada ou aperto, principalmente durante esforços físicos;
  • Cansaço fácil;
  • Palpitações cardíacas;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Tonturas ao se levantar ou caminhar.

O uso do alendronato pode ser um dos caminhos para o tratamento de pacientes com calcificação cerebral, doença em que estruturas ósseas são formadas no cérebro.

O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.

A calcificação das artérias decorre da presença de uma doença muito comum, crônica e com efeitos bastante perigosos para o indivíduo: a aterosclerose. O principal sintoma da aterosclerose é o impedimento da circulação sanguínea dentro de vasos e artérias de todo o corpo.

Classificação

  • Calcificação distrófica.
  • Calcificacão metastática (ou discrásica)
  • Calculose ou Litíase.

O raio-x é um exame simples, acessível e comumente é utilizado para analisar se já há fraturas nos ossos. Este exame deve ser realizado juntamente com a densitometria óssea, tanto no diagnóstico da osteoporose como no tratamento.

As calcificações em tecido mole ocorrem devido a uma deposição anormal de cálcio e outros sais, comumente associadas a inflamação ou cicatrização.

A osteocalcina no osso e outras proteínas na parede dos vasos sofrem influência do processo que é dependente de vitamina K. As proteínas carboxiladas ou pouco carboxiladas podem influir no processo de mineralização óssea ou calcificação extraesquelética, como veremos a seguir.

Tomografia de alta resolução detecta presença de cálcio nas artérias.

Então, a melhor forma de manter os níveis adequados de cálcio é aumentar a ingestão desses alimentos nos horários de lanches, onde podem ser utilizados leite, queijos e iogurtes, bebidas vegetais enriquecidas e evitar o uso do chocolate, café ou achocolatado nesses momentos, por exemplo", finaliza Luciana.

Como usar o Carbonato de Cálcio? Apenas administração oral. Uso adulto. Mastigue e engula de 1 a 2 comprimidos quando os sintomas ocorrerem ou conforme orientação médica.

Bisfosfonatos
Os bisfosfonatos são os remédios mais indicados para o tratamento e/ou prevenção da osteoporose, tanto em mulheres como em homens. Esses remédios agem inibindo a reabsorção óssea, ajudando a manter a densidade dos ossos e a reduzir o risco de fratura.

Os resultados confirmaram que a vitamina K2 MenaQ7 não só inibiu o enrijecimento relacionado com a idade das paredes da artéria, mas também melhorou significativamente e estatisticamente sem precedentes a elasticidade vascular.

Chá de cavalinha
Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir.

Frutas secas – Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos.

Tomar bastante sol. A vitamina D é muito importante durante a cicatrização do osso pois é responsável por facilitar a absorção do cálcio no organismo. Assim, é importante que o paciente fique exposto ao sol pelo menos 15 minutos por dia.