Como evitar a acrilamida?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para evitar a produção de acrilamida, o mais importante é não cozinhar, assar ou fritar alimentos em temperaturas muito elevadas. Vale destacar que essa substância é produzida em itens ricos em amido, como batata, trigo, milho, arroz, cereais, grãos e raízes.

Quando precisar cozinhar, use pouca água e não cozinhe por muito tempo; Quando for ingerir batata frita opte pela feita na sua casa; Para reduzir a formação de acrilamida em 75%, antes de fritar mergulhe as batatas em uma solução de vinagre e água (proporção de 1:3).

Onde está a acrilamida? Os maiores contribuintes alimentares para a ingestão de acrilamida são as batatas fritas, cereais de pequeno-almoço, café ou sucedâneos, produtos de pastelaria, bolachas, pão e tostas.

A escolha dos grãos e a torra também pode ter importância, já que a variedade Robusta contém mais acrilamida do que a Arábica, e as torras mais escuras contêm menos do que as claras.

A acrilamida é um monômero sólido branco, inodoro, solúvel em água, metanol, etanol, acetona, acetato de etila e insolúvel em benzeno e heptano.

Devido às altas temperaturas, a fritadeira elétrica não preserva o valor nutricional dos alimentos. Cozinhar os alimentos na air fryer não é a melhor forma de preservar de preservar os nutrientes da comida. Isso porque quanto mais alta for a temperatura (acima de 100°C), maior será a perda de vitaminas e minerais.

E então, fica a dúvida, será que cozinhar os alimentos na AirFryer é realmente mais saudável? “Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura”, explicou Jakub Radzikowski, designer de Educação Culinária do Imperial College de Londres, para a BBC.

"Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura", diz Radzikowski. Mas também pode ser mais saudável do que cozinhar em um forno convencional. Se as batatas forem regadas com óleo, elas vão absorvê-lo enquanto são assadas.

Para quem não conhece, a acrilamida é uma substância química considerada cancerígena para o ser humano. Ela é produzida quando os alimentos são superaquecidos durante o preparo. Ou seja: se a comida for cozida, frita ou grelhada em altas temperaturas, os aminoácidos e açúcares podem reagir, produzindo essa substância.

A acrilamida foi incluída na lista em 1990 após estudos indicarem o surgimento de tumores associados a ela em cobaias. Testes em humanos ainda são inconclusivos. Mas, segundo a Sociedade Americana do Câncer, "em geral faz sentido limitar a exposição humana a substâncias que causam câncer em animais".

A acrilamida em si, é uma reação entre açúcares e aminoácidos que compõe o alimento. Esse tipo de processo leva o nome de reação de Maillard, a mudança na coloração do alimento que ocorre quando o mesmo sofre cocção ou fritura em temperaturas acima de 120 ºC.

Embora a airfryer permita fritar alimentos sem utilizar óleo ou outra gordura, você precisa saber que nem todos os alimentos preparados no eletrodoméstico são saudáveis. Opções ricas em açúcar, gordura, sódio e com baixo valor nutricional continuam sendo prejudiciais, mesmo preparadas sem a adição de algum óleo.

A acrilamida é uma substância química usada na produção de poliacrilamida, a qual é empregada no tratamento de água potável e águas de reuso para remover partículas e outras impurezas. É também utilizada na produção de colas, papel, cosméticos e ainda em construção, nas fundações de represas e túneis.

É por isso que, para fritura, o ideal é utilizar óleos com ponto de fumaça elevado – que podem ser aquecidos até 180°C sem se danificar. Ou seja, os óleos vegetais – que são mais resistentes ao calor – são os mais recomendados para isso.

Para o café da manhã, boas opções são o mamão, o abacate, a banana, as frutas vermelhas, a maçã e a pera, que fornecem bastante energia e nutrientes importantes. E a melhor forma de consumir é in natura, com bagaço e casca, se puder.

Café arábica: maior qualidade e sabor prolongado
Seus benefícios incluem as ações antioxidantes, preservadas nesse tipo de grão, que previnem o envelhecimento precoce das células e diminuem os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas.