Como evangélicos se vestem?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Os looks evangélicos que separamos para vocês, seguem uma regra geral para todas as igrejas: não pode roupa curta, transparentes e que marquem o corpo. Essas regras no entanto, não te impedem de ter estilo e se vestir com elegância.

A moda evangélica é um segmento que se destaca por ter roupas específicas e mais formais para pessoas que seguem essa crença. No entanto, seu mercado está crescendo cada vez mais, e pode ser uma boa opção de negócio. Veja dicas para ter sucesso trabalhando com esse nicho!

Assim como a igreja estará limpa para lhe receber, o ideal é que você também vá com roupas confortáveis, limpas e que não apareçam mais do que o motivo por você estar no local: Jesus Cristo. Dessa forma, o bom senso é o começo para a escolha do que vai vestir.

Nas igrejas mais tradicionais ou mais antigas, como por exemplo batistae presbiterianas, não existe a regra dos usos e costumes, mas existe uma doutrinas, essa, por exemplo, é liberado o uso de calça.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Entre as entrevistadas que professam a fé cristã pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Ipiranga, Missões, Batista), observou-se como a saia representa a ideia de modéstia e pudor, conforme determina a Bíblia, bem como o cumprimento doutrinal da religião.

A combinação mais comum usada para ir à igreja é da camiseta básica ou as queridinhas blusinhas evangélicas com os modelos clássicos de saias e vestidos, como o godê e o lápis. Ou então, com calças retas, nas igrejas em que o uso é permitido.

Na realidade, a igreja está aberta a todos, independentemente de sua vestimenta; mas também é verdade que muitas vezes se vestir de acordo com a ocasião ajuda a se sentir confortável no ambiente em que você atua e isso não é exceção.

Trajam calças compridas, camisas sociais de mangas longas, camisetas por debaixo da camisa social e durante os cultos, trajam terno completo com gravata. O homem de Deus deve mostrar seu corpo somente para sua esposa. Sempre excluindo as cores pretas e vermelhas.

Olha só as nossas dicas:

  1. 1 – Escolha roupas de qualidade. A primeira característica que determina se uma roupa tem ou não um mood elegante é a qualidade do tecido. ...
  2. 2 – Aposte em peças com bom caimento. ...
  3. 3 – Menos é mais (quase sempre) ...
  4. 4 – Valorize seu corpo. ...
  5. 5 – Seja segura de si. ...
  6. No trabalho. ...
  7. Nos momentos de lazer.

Roupas curtas, legging e blusa transparente não são permitidas. Já homens devem usar roupa social e não podem usar boné, bermuda jeans ou esportiva e camiseta estampada.

Apesar de ser algo que quase não se vê, é permitido o uso da cor preta como cor litúrgica.

Posso usar o estilo cropped em qualquer situação (até no culto)? A mulher evangélica pode usar o estilo cropped quando ela quiser e no lugar que ela quiser, desde que esse uso não desagrade os ensinamentos bíblicos. Como com qualquer roupa, para usar o top é importante ter muito bom senso.

A resposta é: claro que sim! Só deve ter alguns cuidados na hora de se vestir. Mas isto não é um problema, pelo contrário: existem muitas opções de roupas de banho voltadas à moda praia evangélica, que foram feitas para deixar seus looks de verão diferenciados e muito elegantes.

Para alguns essa pergunta pode parecer um pouco óbvia, mas o contexto atual demonstra que 99% dos católicos não possuem a mesma visão que a Igreja sobre esse assunto. Hão de vir umas modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda.

Roupas chamativas
Peças muito chamativas também são exemplos de peças para não usar na missa. O motivo é simples: na hora da celebração, toda a atenção e esforços devem ser apontados para Nosso Senhor e para o altar. Ou seja, não faz sentido roupas e adereços tirarem o foco e o sentido real da confraternização de fé.

Algumas doutrinas são mais rígidas no que diz respeito ao uso de certas roupas, como, por exemplo, o da calça comprida por mulheres. A pastora da Assembleia de Deus de Palma, Silvana Duarte, explica que, por um costume antigo, na igreja dela, as mulheres não usam calça.

Usava uma túnica, quíton, que para os homens ficava um pouco abaixo do joelho, e não no tornozelo. Apenas os mais ricos usavam as compridas.