Como eu sei que o Bem-te-vi é macho ou fêmea?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 8 votos

Possui um bico preto longo, resistente e achatado, e não apresenta dimorfismo sexual. Isto é, tanto a bem-te-vi fêmea como o macho são idênticos, apresentando essas mesmas características.

Há quem diga que quando o bem-te-vi canta é sinal de que vai chover. Outras pessoas acreditam que quando um bem-te-vi se põe a cantarolar no quintal ou jardim de uma casa, a mulher moradora dali está grávida.

Bem-te-vi, maritaca, papagaio, sabiá-do-campo e sanhaço. O cardápio: Além de banana,mamão e sementes de girassol, dê arroz cozido frio, sem óleo ou tempero. Quanto mais soltinho o arroz, mais o bem-te-vi vai gostar.

Frutas como banana, mamão, abacate e laranja atraem uma ampla gama de pássaros. Dependendo da avifauna local, um comedouro abastecido com frutas pode ser frequentado por sanhaços, saíras, tiês, sabiás, bem-te-vis, jacus, periquitos e até mesmo tucanos e araçaris.

Os pássaros recebem o alimento da mão do dono do bar e o lanchinho também não é nada comum. Os bem-te-vis comem a carne moída que é usada para fazer esfihas vendidas no bar e gostam bastante.

Bem-te-vi: denuncia e engravida
Uma lenda paraense diz que quando o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) canta sobre um quintal ou casa, alguma mulher daquela residência ficará grávida. Então as mulheres ficam sempre atentas aos hábitos desse passeriforme tão comum nas cidades.

Mas também come frutas (como bananas, mamões, maçãs, laranjas, pitangas e muitas outras), ovos e até mesmo filhotes de outros pássaros, flores de jardins, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade e inclusive pequenos roedores.

O pássaro constrói seu ninho de forma esférica com capim, ramos de vegetais e podem inclusive utilizar, sobretudo em zonas urbanas, papel, plástico e fios. O bem-te-vi-verdadeiro põe cerca de quatro ovos.

É um dos primeiros pássaros a vocalizarem ao amanhecer.

Uma lenda diz que o Bem-te-vi seria uma ave odiada por Deus, pois quando Jesus se escondia dos soldados que queriam capturá-lo o Bem-te-vi, viu Jesus escondido e começou a cantar “bem-te-vi, bem-te-vi, bem-te-vi, e então os soldados prenderam Jesus.

Pouca gente sabe, mas uma das características do pássaro bem-te-vi é a monogamia. É comum que esses pássaros mantenham um mesmo parceiro ao longo da vida. Juntos, eles dividem um ninho redondo de cerca de 25 centímetros de diâmetro, construído em árvores bem altas e com poucas folhas.

Sim, os pássaros podem comer arroz!
O fato de o tolerarem não garante que seja uma base alimentar adequada em todos os casos, visto que muitas espécies não devem estar habituadas a consumir este cereal.

Um erro muito comum é oferecer pão, arroz e farinha de milho, geralmente jogados no chão. Estes alimentos são pobres em nutrientes e costumam atrair muitos pombos, além de ratos e camundongos, estimulando sua rápida reprodução, em detrimento de aves nativas.

Primeiro contato: Deve acontecer em um local tranquilo. O melhor é em um cômodo fechado, somente com a presença do animal e do tutor. O animal deverá ser solto e o tutor aos poucos se aproximar do mesmo. Se possível utilize alguns petiscos que atrairão a ave, como semente de girassol ou uma fruta de fácil aceitação.