Como eu sei que minha tatuagem está inflamada?

Perguntado por: dpacheco . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

— É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção — explica.

Tatuagem: 1 em cada 5 pessoas pega infecção após procedimento.

A vermelhidão também pode ser um sinal de infecção. Todas as tatuagens vão ficar um pouco vermelhas na área em torno das linhas, mas se a vermelhidão fica mais escura ao invés de ficar mais leve, e se ficar mais dolorida, é um sinal de infecção grave.

Uma tatuagem inflamada em decorrência de alergia pode ser tratada com ingestão de remédios anti-histamínicos.

Quanto maior for a sua tatuagem, mais agredida a sua pele foi pelas agulhas da máquina. Apresentar a pele vermelha nessa região é completamente normal no início. O que não é normal é se essa vermelhidão persistir além dos 7 dias, pois a tendência natural do corpo é que essa vermelhidão desapareça depois desse período.

Saiba quais são os sintomas da pele tatuada alérgica
Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas.

2 meses

A tatuagem geralmente está cicatrizada após 1 ou 2 meses, mas os cuidados com a pele devem ser mantidos por toda a vida, especialmente para garantir que o desenho da tatuagem continua bem definido e a cor se mantém por mais tempo.

Utilize pomada cicatrizante
A pomada cicatrizante é a principal aliada quando falamos de cuidados com a tatuagem nos primeiros dias. Isso acontece porque ela possui ingredientes com ação anti-inflamatória, que ajudam na recuperação da pele, evitando a proliferação de microorganismos e minimizando o desconforto.

É que alta temperatura resseca a pele e, pele ressecada deixa a tatuagem desbotada. Lave sempre com água morna ou fria, que também ajudam a dar viço à pele.

Devido ao pouco calor e umidade, o inverno é, na verdade, a melhor época do ano para fazer uma tatuagem. 7. Que cuidados devo tomar com a tatuagem ao dormir? Evite dormir em cima da tatuagem.

Medicamentos como Aspirina e outros anti-inflamatórios devem ser evitados durante 24 horas antes da realização da tatuagem. Eles afetam a coagulação e o processo de inflamação natural do corpo, aumentando o sangramento. Isto dificulta o trabalho do tatuador e faz com que a tatuagem demore mais tempo a ser realizada.

Além disso, caso a pele apresente qualquer alteração, como manchas; feridas; pintas ou verrugas, é importante realizar uma avaliação dermatológica prévia, para diagnóstico e tratamento corretos e, após análise, ter certeza de que a tatuagem pode ser feita nessa região.

Na cicatrização pós-tatuagem, é importante ter uma alimentação equilibrada, ingerindo alimentos com vitamina A, C e K. E evitar refeições anti-inflamatórias e antioxidantes (como comer muito doce) para acelerar o processo de recuperação da pele.

Quando é feita uma tatuagem, depois de algum tempo ela forma uma pelinha e descasca. Isso acontece com todas as tatuagens, é um processo comum de cicatrização. A pele morta tem que dar espaço a pele nova e colorida. Algumas tatuagens logo após a cicatrização ficam com uma aparência ressecada e esbranquiçada.

Para isso, é importante utilizar uma pomada que garanta uma cicatrização saudável. Marcas como La Roche-Posay, Bepantol e Nebacetin são as mais recomendadas pelos tatuadores.

A profissional esclarece que a cicatrização é um processo muito particular, mas que, de modo geral, ela começa a descascar ao final da primeira semana após a tattoo, o que vai acontecer durante 3 a 4 dias.

Pantenol: Atividade anti-inflamatória, anti-irritante e calmante.