Como eu sei que minha barriga está baixa?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Como perceber a barriga baixa? Um truque para verificar se a barriga está baixa é bastante simples, mas deve ser acompanhado dia a dia durante algumas semanas. Consiste em colocar a mão (ou mãos) no espaço entre a barriga e o seio.

6 sinais que podem indicar que o parto se aproxima

  1. 1- Mais contrações de treinamento. ...
  2. 2- Pressão na pelve. ...
  3. 3- Sensação de respirar melhor. ...
  4. 4- Diminuição do movimento fetal. ...
  5. 5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ...
  6. 6- Aumento da secreção vaginal.

O corpo é tão perfeito que ele mesmo começa a dar sinais que está chegando a hora. A barriga que começa a ficar mais baixa indica que o bebê está descendo e encaixando. O tampão mucoso começa a sair e as contrações de treinamento acontecem.

Barriga mais Baixa
Outro grande sinal de que é hora de ir para a maternidade é quando a barriga da mulher fica cada vez mais baixa. Isso acontece porque o bebê, depois que vira de cabeça para baixo, começa a se encaixar nos ossos pélvicos de sua mãe para o nascimento.

Além disso, existem alguns sintomas que indicam o bebê encaixado. Um deles é a melhora na respiração da mãe; outro, quando a mãe sente desconfortos e dificuldades de locomoção com frequência. Isso ocorre pois a bexiga fica ainda mais comprimida pela cabeça do bebê, diminuindo a capacidade de armazenamento da urina.

Caso a barriga tenha abaixado em torno de quatro centímetros e as contrações comecem a aparecer a cada dez minutos ou menos, durante um intervalo de duas horas, pode ser que o bebê já esteja querendo sair.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

O bebé já pode “descer” tornando a sua barriga mais baixa e aliviando a pressão nos seus órgãos. Contudo, com esta descida, o peso do bebé concentra-se mais abaixo o que está na origem das dores na parte inferior da coluna. Esta semana, a posição do seu útero está cerca de 15 cm acima do umbigo, aproximadamente.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Normalmente, a sensação é de água morna escorrendo pelas pernas, podendo ser confundido com xixi. O líquido amniótico deve ser transparente como água.

Então, geralmente lá próximo do final da gestação, o bebê fica de ponta cabeça, e quando ele fica de ponta cabeça, a cabeça fica encaixada na bacia da mulher, por isso, a barriga realmente dá uma baixada, isso acontece mais ou menos, um mês, em média, antes do parto, o que também não quer dizer que se a barriga baixou, ...

Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado. É como encontrar a parede final da vagina.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

O bebê se movimenta constantemente durante a gestação. Conforme ele cresce, engorda e encaixa na bacia da mãe, seus movimentos continuam existindo porém as grávidas costumam sentir menos do que antes.

Aumento do peso do bebê
Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.

Embora o bebê possa nascer a partir das 37 semanas de gestação, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo, acredita que o nascimento seguro e saudável ocorra entre 39 a 40 semanas e seis dias.

O bebé está pronto para nascer! Na 38ª semana, todos os sistemas do seu bebé estão plenamente desenvolvidos e preparados para a vida extrauterina. A exceção é o sistema imunitário que continua o seu amadurecimento.

Alongamento dos músculos do abdômen
Com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga pode começar a ficar dura logo no início da gravidez, principalmente devido ao alongamento excessivo dos músculos do abdômen.

“O hábito de murchar a barriga sobrecarrega a musculatura superior e enfraquece a musculatura da região inferior do abdômen. Isso pode levar a dores nas costas, problemas na respiração e até escape urinário“, explica a fisioterapeuta Priscila Pschiski, da Clínica Pelvic Funcional, em Brasília.

Como e quando se deve fazer força durante o parto normal? Resposta: A mulher não precisa fazer força durante o trabalho de parto como um todo. O corpo dela já está dilatando e quando vem a contração, o que ela precisa fazer e respirar e esperar a contração passar. Só fará força quando o corpo dela demandar.