Como eu sei que meu intestino está limpo?

Perguntado por: dbaptista9 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

"Um intestino saudável está com a sua microbiota repleta de bactérias boas, que são os chamados lactobacillos, eles são responsáveis por manter o equilíbrio e a saúde do nosso intestino.

Considera-se hábito intestinal normal no máximo três evacuações por dia e, havendo tendência à obstipação, uma evacuação em dias alternados. A frequência das evacuações respeita aspectos de ordem absolutamente pessoal e tem relação direta com a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos.

O hábito intestinal do ser humano varia enormemente de indivíduo para indivíduo, de tal forma que consideramos um hábito intestinal normal, o que varia de 3 evacuações ao dia até 3 evacuações por semana.

O fecaloma é uma grande massa de fezes empedrada e endurecida que pode ficar acumulada no reto ou no final do intestino. Os principais sintomas do problema, além da impossibilidade de expulsar as fezes são abdômen distendido, cólicas abdominais, sangue na evacuação e fezes eliminadas em forma de pequenas bolas duras.

Os resíduos que sobram após passar pelo cólon vão para o reto, os 15 cm finais do sistema digestivo, sendo armazenado lá até chegar ao ânus. Músculos em forma de um anel muscular (esfíncter) ao redor do ânus controlam a saída das fezes do corpo até que ocorra a evacuação.

Os alimentos importantes para o processo de desintoxicação são as frutas e vegetais em geral, mas, especificamente, os alimentos com teores elevados de antioxidantes, como brotos, brócolis, couve, alho, lentilha, melão, lima, limão, maçã, temperos e ervas como aipo, salsinha, gengibre e alecrim.

Um típico almoço detox inclui uma salada verde, legumes cozidos, uma carne magra ou ovo e leguminosas (fontes de fibras e proteína). Posteriormente, no lanche da tarde, o consumo de frutas é uma boa ideia. Frutas ricas em fibras principalmente, como a melancia, o melão, a manga e a tâmara seca.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Trigo dificulta o trabalho das bactérias do intestino
Pois é, é amplo, já que esse cereal está em alimentos muito presentes no nosso dia a dia, como o pão e a farinha. Isso porque, por mais que tenha fibra, pode causar uma espécie de "paralisia" do intestino, o que vai acarretar em constipação.

Comidas gordurosas
As comidas ricas em gorduras saturadas — popularmente conhecidas como “gorduras ruins” — são de difícil digestão. Elas sobrecarregam o intestino, causando gases, inchaço na barriga, prisão de ventre ou diarreia.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa. Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral.

PRINCIPAIS SINTOMAS
Dor abdominal; Diarréia e/ou constipação; Associação com outros sintomas inespecíficos como cefaléia, cólicas menstruais, mal-estar e náuseas.

O cocô ideal
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

Quando se bebe muita água é esperado que toda a água seja eliminada pela urina e, por isso, é esperado que seu volume e frequência aumentem, sendo somente uma resposta normal do organismo, o que também pode acontecer depois de comer alimentos ricos em água, como laranja ou melancia.

Fezes endurecidas e secas típicas da constipação ocorrem quando a peristalse está muito lenta e o intestino absorve muita água. Causas comuns de constipação: Baixa ingesta de fibra. Baixa ingesta de água.