Como eu sei que a minha placenta colou?

Perguntado por: umello . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Como saber se a placenta descolou? Em geral, os principais sintomas de descolamento de placenta são: dor abdominal intensa, dor na região lombar, abdômen mais endurecido e sangramento vaginal intenso. Porém esses sintomas só indicarão descolamento da placenta após 20 semanas de gravidez.

O diagnóstico é realizado por meio de exame de ultrassonografia, que aparece como uma mancha escura. Como o saco gestacional é a primeira estrutura formada após o embrião encontrar o óvulo, o hematoma só pode acontecer no primeiro trimestre da gravidez, ou seja, nas primeiras 12 semanas.

Quanto aos achados clínicos, a paciente que apresentar descolamento prematuro de placenta frequentemente irá queixar-se de sangramento vaginal com coloração escurecida, dor abdominal intensa e súbita e contrações uterinas.

É normal a placenta estar no baixo útero no início da gestação, onde completa seu crescimento por volta da 12ª semana e pode continuar crescendo. Porém no terceiro trimestre a placenta deve estar no topo do útero, de forma que o colo do útero esteja livre para o parto.

A placenta baixa pode se firmar inicialmente abaixo mas com o passar da gestação e com o crescimento do útero ela sobe e se localiza corretamente. Se até a 20ª semana a placenta ainda apresentar parcialmente prévia ainda há tempo para que ela suba e se localize corretamente.

Suspeita-se do diagnóstico de descolamento prematuro da placenta se qualquer um dos seguintes ocorrer depois do 1º trimestre:

  1. Sangramento vaginal.
  2. Dor e sensibilidade do útero.
  3. Angústia ou morte fetal.
  4. Choque hemorrágico.
  5. CID.

Quando ocorre um descolamento, o suprimento de oxigênio e de nutrientes para o bebê pode ficar comprometido e pode ocorrer um sangramento grave, perigoso tanto para o filho como para a mãe.

Mesmo sendo pouco comum, ele pode acarretar em abortamento (até a 20ª semana) ou em parto prematuro (quando ocorre ao final da gestação), por isso deve ser tratado com seriedade. “Geralmente, os casos de descolamento de placenta são reversíveis, apesar de não haver nenhum tratamento preventivo.

O aborto retido manifesta sinais de regressão da gestação, não há sangramento vaginal e o colo uterino permanece fechado.

O repouso absoluto é indicado caso o descolamento não seja tão grande ou quando não há possibilidade de a mãe parir – gestações com menos de 26 semanas. Quando o sangramento cessa, a gestante poderá voltar a realizar suas atividades, mas sem esforço e seguindo à risca as recomendações médicas.

Dependendo das dimensões indicamos também repouso, embora saibamos que não há evidências científicas de que ele seja efetivo e abstinência sexual. Após isso a gente começa a fazer um controle ultrassonográfico e, normalmente, em até 12 semanas o descolamento já regrediu.

Quais são os sintomas do Descolamento Prematuro de Placenta? No DPP o principal sintoma é o sangramento vaginal. Entretanto, em alguns casos o hematoma pode ficar confinado atrás da placenta e nestes casos o descolamento não provoca sangramento vaginal.

A chance da placenta 'subir' após 28 semanas de gestação é baixa”, pontua Noronha. Em alguns casos, há sintomas e o mais comum deles é o sangramento vaginal na segunda metade da gestação. “Geralmente, é um sangramento indolor, em tom de vermelho vivo, recorrente e, muitas vezes, progressivo”, descreve Campanharo.

A placenta prévia atinge 2% das mulheres, ou seja, 1 a cada 250 gestações e é caracterizada pelo crescimento e posicionamento anômala do órgão, que pode cobrir parcial ou totalmente o colo do útero.

O Acretismo Placentário é uma situação anormal, quando a placenta adere ao útero de forma incomum, infiltrando na musculatura do útero podendo até atingir outros órgãos da pelve da mulher.

A placenta prévia pode causar sangramento indolor da vagina que tem início súbito após a 20ª semana de gravidez. O sangue pode ter uma coloração vermelho-vivo. O sangramento pode tornar-se abundante, pondo em risco a vida da mulher e do feto. Algumas mulheres também têm contrações.

Hoje em dia, sabe-se que o responsável por isso é um elemento chamado de stress oxidativo, um tipo de desequilíbrio biológico que acaba fazendo com que a placenta envelheça mais rapidamente2.

O sintoma principal da placenta prévia é sangramento repentino da vagina, sem dor. Algumas mulheres também têm cólicas. Com frequência, o sangramento começa próximo ao término do segundo trimestre ou início do terceiro. O sangramento pode ser grave.

Em geral, os principais sintomas de descolamento de placenta são: dor abdominal intensa, dor na região lombar, abdômen mais endurecido e sangramento vaginal intenso.

Tenha uma alimentação saudável e balanceada, com muitas frutas, legumes e verduras frescas e poucos alimentos processados, açucarados e fritos. Exercite-se regularmente durante a gestação para aumentar o suprimento de oxigênio do seu corpo.