Como eu peguei psoríase?

Perguntado por: lbonfim6 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

As causas estão relacionadas a questões genéticas, imunológicas, ambientais e psicológicas. Mas uma certeza você pode ter: a psoríase não é contagiosa. Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos ou dormir na mesma cama. É importante que pacientes, familiares e amigos saibam disso.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, autoimune, não contagiosa e sem cura. É bastante comum e se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos, unhas, região genital ou por todo corpo.

Alimentos que devem ser evitados
- Carne vermelha e pimenta devem passar longe do psoriático: alimentos como carne vermelha, os muito condimentados e apimentados devem ser evitados por quem tem psoríase. Eles contêm substâncias que potencializam as inflamações da pele e podem piorar as crises.

Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento; Coceira, queimação e dor; Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes; Inchaço e rigidez nas articulações.

A etiologia da doença é ainda desconhecida, além da predisposição genética, outros fatores externos e internos têm sido associados ao surgimento e à exacerbação da psoríase. O estresse emocional é um dos fatores mais comumente implicados na exacerbação da doença, e de modo geral, as infecções bacterianas e virais.

A psoríase dura toda a vida, mas pode manifestar-se de forma intermitente. Os sintomas de psoríase diminuem, muitas vezes, durante o verão, quando a pele é exposta à luz solar intensa. Em alguns casos, podem passar vários anos entre os episódios.

Atinge principalmente a população com idades entre 20 e 40 anos, afetando igualmente homens e mulheres, mas em 15% dos casos surge na infância. Assim como outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão, a psoríase ainda não tem cura definitiva mas, com tratamento adequado, pode ser controlada.

Formas graves de psoríase levam a um processo inflamatório crônico que tem impacto na saúde geral do doente, incluindo cardiovascular, pulmonar, renal, entre outros”, afirma o dermatologista. “As formas que pegam as articulações são especialmente graves por deixar sequelas.”

Diagnóstico. O diagnóstico da psoríase é feito basicamente através de um bom exame da pele, das unhas e do couro cabeludo. Em alguns casos, o dermatologista pode achar necessário realizar uma biópsia da pele lesionada para chegar ao diagnóstico final.

Forma placas secas, avermelhadas com escamas prateadas ou esbranquiçadas. Essas placas podem coçar e, algumas vezes, doer. São mais comuns nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, região lombar e cicatriz umbilical, mas podem atingir qualquer parte do corpo, inclusive genitais.

A psoríase é uma doença que cursa com inflamação crônica da pele e de outros órgãos, como as articulações, o coração, os olhos e o intestino.

Psoríase não tem cura, tem tratamento. Não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.

Sabonete de Barbatimão Limpeza Artesanal Psoríase Eczemas. FUNÇÃO: Previne irritações na pele, promove limpeza e refrescância. Tem ação cicatrizante e antisséptica, combate acne, psoríase, coceiras e eczemas.

Se Psorex® pomada for utilizado no tratamento de psoríase é importante que você seja cuidadosamente supervisionado pelo seu médico. Terapia antimicrobiana apropriada deve ser usada para tratar lesões inflamatórias que se tornarem infectadas.

Além das manchas tradicionais, esse tipo pode apresentar pústulas, que são pequenas bolhas com pus. Ela pode atingir todas as regiões do corpo ou áreas menores, surgindo como psoríase nos pés, nos dedos ou nas mãos. Seu desenvolvimento é célere. Ou seja, as bolhas surgem poucas horas após o avermelhamento da pele.

É importante saber que pessoas que sofrem com a psoríase podem ter direito a benefícios, como o BPC-LOAS. Esse benefício é uma ajuda financeira destinada a pessoas que possuem dificuldades severas e permanentes de saúde.

Diagnóstico de psoríase cutânea tegumentar moderada a grave, definido por um dos seguintes critérios: escore PASI superior a 10; acometimento superior a 10% da superfície corporal; DLQI superior a 10; psoríase acometendo extensamente o aparelho ungueal (onicólise ou onicodistrofia em ao menos duas unhas); psoríase ...