Como eu faço para fazer mudas de Resedá?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A planta tem uma bonita forma natural, semelhante a um arbusto, com muitos galhos brotando diretamente da base rente ao chão, mas o ideal é ir cortando esses ramos finos e deixar apenas um tronco, para dar ao resedá o formato típico de árvore.

Selecione uma rama pequena (com dois ou três pares de folhas) que esteja saindo do caule principal da planta-mãe e faça um corte na base do talo. Coloque a rama em um recipiente com água. Quando você perceber que a rama está soltando raízes plante na terra e veja uma nova planta se desenvolver.

Basta remover um segmento do cladódio (tirar uma orelhinha) e colocá-la em contato com um solo muito arenoso (duas partes ou três partes de areia para uma parte de terra). Sobre as regas, dá pra molhar uma vez a cada 7 ou 10 dias na fase de enraizamento e apenas o solo.

Resedá floresce no verão, portanto, requer poda em larga escala durante o período de dormência, do inverno ao início da primavera. A poda deve ser evitada no início do outono, pois forçará o resedá a crescer, em vez de dormência.

Fertilize a árvore uma vez por mês no primeiro ano.
Qualquer fertilizante orgânico de liberação lenta serve, mas uma opção popular é o 10-10-10. Aplique o fertilizante no solo no início da primavera, assim que as primeiras folhas começarem a surgir.

  1. Passo 1: Canela em pó A canela tem poder antifúngico e antibacteriano, ajudando as estacas a manter-se livres de doenças durante o enraizamento. ...
  2. Passo 2: Mel. ...
  3. Passo 3: Ferva a agua. ...
  4. Passo 4: Adicione o mel. ...
  5. Passo 5: Armazene a mistura. ...
  6. Passo 6: Aplique na planta.

Vale dizer que o plantio deve ser feito preferencialmente pela manhã e não permita contato das raízes diretamente com o sol. Isso prejudicará a muda.

Para replantar apenas uma muda, retire o pedaço que deverá sem plantado em outro local. Isso precisa ser feito com muito cuidado, para não comprometer a planta por completo. Para garantir a drenagem, forre 1/3 do vaso ou a primeira camada do seu jardim com argila, cascalho ou britas.

Para realizar o plantio, devemos posicionar bem a planta, deixando-a bem próxima da borda. Quando a planta estiver no local certo, complete o resto do vaso com terra. É importante que a muda fique bem firme no vaso. Depois de realizar o plantio, basta seguir para a manutenção!

Mesmo com os conflitos, Muda e Tibério vão se casar e ter um final feliz juntos.

Muda já está entregue aos braços de Levi, peão encarregado da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). A relação deles, no entanto, vai se caracterizar como uma paixão avassaladora, onde não há espaço para amor genuíno, digamos.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e regada a intervalos regulares. Apesar de bastante rústica, é interessante realizar podas de limpeza na Resedá, removendo ramos emaranhados e doentes, além das flores murchas.

Descrição. Tronco de casca lisa, esfoliante, de cor marrom a cinza claro. Folhas elípticas, com bordas onduladas, caduca em regiões de clima frio. Inflorescências com inúmeras flores crespas de coloração branca e em várias tonalidades de rosa, roxa e vermelha.

Além da importância ornamental, em alguns países asiáticos, as folhas são usadas para fazer chás, atualmente difundido em outros países e conhecido pelo nome em inglês de Banaba tea. O extrato das folhas desta espécie, apresenta propriedades medicinais bastante importantes, incuindo o controle do diabetes tipo II.

verão

O resedá é uma árvore que floresce no verão e é muito admirada por suas lindas flores rosas, vermelhas, roxas e brancas.

Apesar de ser bastante rústico, o resedá precisa passar por podas de limpeza, que removem os galhos doentes, os ramos emaranhados e as flores murchas. Essa medida também ajuda a evitar o oídio, doença fúngica muito comum na espécie que cria uma camada felpuda branca nas folhas, semelhante a um bolor branco.

Depois de transplantar a muda da árvore frutífera para o solo, é importante adubá-la com um fertilizante que estimule o enraizamento. Neste caso, são indicados os produtos que contenham mais fósforo, um nutriente fundamental para desenvolver o sistema radicular da planta, além de dar maior resistência ao caule.

15 dias

O tempo de enraizamento das plantas é geralmente entre 7 e 15 dias, contudo, ele vai variar de acordo com a espécie.

O processo pode levar de 10 a 15 dias, aproximadamente. Por exemplo, no caso do manjericão, se correr tudo bem durante a estaquia, o enraizamento leva 10 dias. Já o mesmo processo do alecrim ou da hortelã pode levar mais tempo.

Para acelerar e promover o enraizamento de estacas, habitualmente são empregados reguladores de crescimento do grupo das auxinas, os quais levam à maior porcentagem de formação de raízes, melhor qualidade das mesmas e uniformidade no enraizamento (ONO & RODRIGUES, 1996).