Como eu faço para desativar o saque aniversário?

Perguntado por: omeireles . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Faça login no aplicativo FGTS e clique na opção “Saque-Aniversário” para começar o processo de cancelamento;

  1. No aplicativo do FGTS, clique em “Saque-Aniversário”;
  2. Na tela seguinte, escolha a opção de “saque-rescisão”;

Para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, o valor estará disponível para saque até o prazo final. Caso não retirarem, ele retorna automaticamente para a conta, sem prejuízo da rentabilidade no período.

Nesse caso, para empréstimos ou antecipação do saque-aniversário, basta que a instituição se movimente e receba os valores para liberar a conta em apenas algumas horas ou um dia útil. Se o trabalhador realizar o pagamento por meio de boleto bancário, por exemplo, pode existir o período de compensação.

– o saldo da conta do FGTS do trabalhador demitido que optar pelo saque-aniversário ficará retido e só poderá ser resgatado para a compra da casa própria, por motivos de doença e desastre natural, aposentadoria ou morte (dependentes poderão sacar).

O Fim do Saque Aniversário FGTS é uma decisão que está sendo acertada pelo Governo prevista para março. E para entender um pouco mais sobre o encerramento dessa modalidade, vamos te explicar os motivos neste texto.

Hoje, quem adere ao saque-aniversário recebe só a multa rescisória de 40% paga pelo empregador, caso seja desligado da empresa. O dinheiro depositado pelo patrão mês a mês fica retido.

E para quem deseja antecipar parcelas, também é possível. Os trabalhadores podem antecipar de uma só vez até 10 parcelas anuais sem precisar aguardar a data de saque anual do saque-aniversário.

O que é saldo bloqueado no FGTS? Estar com o saldo do FGTS bloqueado significa que não é possível movimentar o dinheiro que existe em conta. Ou seja, o valor em conta fica indisponível para utilização.

O governo federal pretende acabar com o saque-aniversário.
A pasta diz que o saque prejudica o propósito do FGTS, que foi criado para dar segurança financeira em caso de desemprego, ou ajudar na compra da casa própria e na aposentadoria, por exemplo.

A migração para o saque-aniversário é opcional e deve ser informada à Caixa. Acaba amanhã, sexta-feira (31), o prazo para o trabalhador nascido em março aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A migração para o saque-aniversário é opcional e deve ser informada à Caixa.

O empréstimo do saque-aniversário é descontado diretamente das futuras parcelas do FGTS, que cairiam na conta no seu mês de aniversário. Por exemplo, se você optar por fazer a antecipação de 4 parcelas, nos próximos 4 anos o valor será descontado do seu saldo FGTS, no mês do seu aniversário.

Exemplificando: se o bloqueio for pela adesão ao Saque-Aniversário, o prazo para voltar ao Saque-Rescisão e voltar a ter acesso total ao Fundo em caso de demissão sem justa causa é de 24 meses após a solicitação.

Quantas vezes posso solicitar a antecipação do saque-aniversário? Você pode solicitar a antecipação quantas vezes quiser, desde que ainda tenha saldo suficiente para cobrir os custos de contratos de até 10 anos.

Até pouco tempo, as instituições liberavam a antecipação do Saque-Aniversário em 3 ou até 5 vezes. Atualmente, esse prazo varia consideravelmente: em alguns bancos, é possível o prazo de 10 anos (ou seja, o tomador pode antecipar até 10 parcelas anuais do Saque-Aniversário).

Para desbloquear, é preciso transformá-la em uma conta Poupança tradicional da Caixa e resgatar o valor integralmente.

— Se a pessoa acha que pode ser demitida sem justa causa, ela não deve optar pelo saque-aniversário porque é mais vantajoso receber a rescisão para quitar as dívidas e fazer uma aplicação financeira — destaca Gecilda.

O texto também altera o saque-aniversário, permitindo que o trabalhador retire até 90% do saldo na conta do FGTS no mês do seu aniversário. Hoje, o percentual de retirada varia entre 5% e 50%. O projeto determina ainda que as regras atuais de saque do FGTS vão vigorar até 2022.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a exclusão de uma conta bancária cadastrada no aplicativo FGTS só pode ser feita presencialmente, em uma agência da instituição financeira.

Quem fez empréstimo do FGTS recebe a multa rescisória? Sim, a restrição de saldo não afeta o recebimento da multa rescisória no caso de demissão sem justa causa. Dessa forma, quem fez empréstimo saque-aniversário pode sacar a multa rescisória sim!

A taxa de juros desse tipo de empréstimo vai de 1,49% a 1,89% ao mês nos grandes bancos. É bem abaixo do juro médio do crédito pessoal, de 5,18% ao mês, e em linha com a taxa média do consignado, aquele descontado do benefício do INSS ou do salário, de 1,73% ao mês.