Como eu descobri que tava grávida?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  • Atraso na menstruação;
  • Enjoos e vômitos;
  • Sensibilidade e aumento das mamas;
  • Aumento da frequência urinária.

Inchaço e dor abdominal, considerados comuns, assim como aumento das mamas e vontade frequente de urinar. Mais cansaço e sono, além de constipação intestinal, alterações no paladar e aversões a odores e cheiros.

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

Na gravidez psicológica, também chamada de gravidez fantasma ou pseudocysesis, a mulher acredita estar esperando um bebê, mas não está de fato grávida. A mulher apresenta sintomas comuns da gravidez, como cansaço, náusea e seios inchados, e a sua barriga pode até mesmo aumentar ligeiramente.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

A primeira delas é o aumento gradativo do tamanho do útero. Isso pode causar câimbras ou até uma tensão abdominal. Nesse caso, as dores podem ser mais notadas especialmente durante o primeiro trimestre. Em geral, é uma dor mais leve, de baixa intensidade, que pouco a pouco desaparece à medida que a gravidez progride.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente.

É normal sim a barriga de gestante ficar dura e torta por alguns segundos. Isso acontece principalmente no terceiro trimestre da gravidez, quando você começa a perceber melhor as contrações de treinamento, também chamadas de contrações de Braxton-Hicks.

Também é possível destacar, entre os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação:

  1. Leves cólicas abdominais;
  2. Náuseas, enjoos, vômitos e aversão a cheiros fortes;
  3. Alterações no corrimento vaginal;
  4. Sensibilidade e aumento dos seios;
  5. Cansaço e sonolência;
  6. Atraso menstrual;
  7. Sangramento vaginal;
  8. Dor de cabeça.

Como Diferenciar Barriga de Grávida de Gordura A barriga de grávida é mais "durinha" que a barriga de gordura localizada, e vai crescendo conforme os meses de gravidez. Por isso, só dá pra confundir as duas nos primeiros meses, e depois já fica mais claro que a barriga é de grávida.

O aplicativo Como Saber Se Estou Grávida, disponível para celulares Android, promete ajudar na hora de você “descobrir” uma gravidez. Pelo app, que tem download grátis, o usuário tem acesso a uma série de conteúdos informativos que servem como indicativos sobre uma gestação.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Portanto, na melhor das hipóteses, o hormônio hCG começa a ser produzido 6 dias depois da fecundação; na pior das hipóteses, 12 dias depois da fecundação. Só por essa explicação já dá para entender por que não adianta fazer o teste de gravidez poucos dias depois de ter tido uma relação sexual desprotegida.

O método consiste em coletar uma amostra da saliva da mulher em uma lâmina apropriada e deixar secar por um tempo até que os líquidos evaporem por completo. Depois de seca, a saliva quando aumentada algumas vezes de tamanho por um aparelho especifico, que é o Ovatel ou mesmo um microscópio de brinquedo.

Devido ao aumento de hormônios e na estrutura da mama, os seios e mamilos podem ficar mais sensíveis e delicados e em algumas mulheres pode provocar seios doloridos a partir da terceira ou quarta semana, algumas podem sentir até o parto e outras, no entanto, podem deixar de ter dor logo depois do primeiro trimestre.

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gravidez. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia). A dor pode ser aguda ou do tipo cólica (como as cólicas menstruais) e pode ficar indo e voltando.