Como eu aprendo mais?

Perguntado por: ehernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Descubra 8 técnicas para estudar e aprender mais rápido!

  1. Busque seu horário mais produtivo. ...
  2. Lembre-se de realizar pausas. ...
  3. Elabore resumos de conteúdos e mapas mentais. ...
  4. Ensine outras pessoas. ...
  5. Faça simulados sobre o assunto que está estudando. ...
  6. Pratique atividades físicas. ...
  7. Mantenha o foco. ...
  8. Faça revisões periódicas.

Para aprender, é necessário desenvolver várias habilidades não só cognitivas, como atenção, memória, raciocínio lógico, mas também emocionais, como o autocontrole, a motivação, o interesse, a resiliência e tantas outras.

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

Quais são as principais causas da dificuldade de aprender? Há vários fatores que podem influenciar o aprendizado de um estudante. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo, tem como características a desatenção, a inquietude e a impulsividade — o que gera uma certa dificuldade de aprender.

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

São exemplos de dificuldades de aprendizagem: Dislexia: dificuldade maior para leitura. Disgrafia: distúrbio relacionado à dificuldade na escrita. Discalculia: dificuldades em lições de matemática e operações envolvendo números.

Quais são os tipos de aprendizagem?

  1. Musical. A habilidade musical ou auditiva é encontrada em pessoas que relacionam músicas e sons ao seu processo de aprendizagem. ...
  2. Lógico-Matemática. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Corporal-cinestésica. ...
  6. Espacial. ...
  7. Linguística.

O cérebro aprende a partir da combinação de estímulos
Afinal, o cérebro aprende a partir da combinação de diversos estímulos. O lado esquerdo é responsável pelo perfil acadêmico: do raciocínio lógico, fala, matemática. É o lado responsável por ler, ouvir, falar, observar.

Você sabia que o ser humano esquece, em média, 70% daquilo que acabou de aprender, dentro do período de 24 horas, caso não seja feito nada para reter ou assimilar as informações novas? É verdade. Para que esse não seja o seu caso, preparamos cinco dicas valiosas sobre como não esquecer o que estudou.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

10 dicas infalíveis de como estudar melhor e arrasar nas provas

  1. Fuja da curva do esquecimento. ...
  2. Estude com material impresso em vez de contar apenas com as telas. ...
  3. Aposte na aprendizagem contextual. ...
  4. Crie conexões entre o tema estudado e a sua vida. ...
  5. Revise os temas mais importantes antes de dormir.

Como exercitar o cérebro para estudar? 5 dicas práticas!

  1. Pratique jogos estimulantes. ...
  2. Leia textos com temas variados. ...
  3. Exercite o corpo. ...
  4. Evite distrações. ...
  5. Faça desafios diferentes.

Como superar o bloqueio mental para estudar?

  1. Planeje seus estudos. Uma das maneiras de superar o bloqueio mental para estudar é ter um planejamento claro do seu cronograma de conteúdos. ...
  2. Elimine distrações. ...
  3. Use técnicas de produtividade. ...
  4. Pratique meditação.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

A memória falhar é normal
Todos nós temos momentos em que nos esquecemos de um detalhe ou até mesmo os relembramos completamente diferentes da realidade. A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável.

Para fixar algo, o nosso cérebro precisa de um tempo de descanso para, em seguida, ser estimulado a lembrar. Para fazer isso, uma solução é estudar matérias intercaladas. Dedique-se um tempo determinado para uma disciplina e, após um pequeno descanso, vá para outra.

Dificuldade para dominar o sentido dos números – sinal característico da discalculia; Desatenção nas interações com colegas e familiares – no TDAH, por exemplo, é que a criança não consegue prestar atenção e focar naquilo que é dito a ela, nem cumprir tarefas simples que a ela são solicitadas.

Para melhorar a sua falta de atenção e concentração, confira algumas dicas:

  1. Arrume a sua mesa de trabalho. ...
  2. Tenha momentos de descanso. ...
  3. Mantenha o seu celular no modo silencioso. ...
  4. Estabeleça prioridades. ...
  5. Planeje.