Como estudar para o Enem sendo pobre?

Perguntado por: ibotelho8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Uma boa ideia é escrever seu objetivo em pequenos papéis, com frases motivacionais que o lembre do que você quer realizar com essa rotina de estudos. Dessa forma, você irá conseguir ter mais perspectiva em momentos de dificuldade.

6 canais no Youtube para estudar de graça para o Enem

  • 1 – Biologia Total, com Jubilut.
  • 2 – Matemática Rio, com Procópio.
  • 3 – Língua Portuguesa, com Noslen.
  • 4 – História + Redação, com Débora Aladim.
  • 5 – Física Total, com Ivys Urquiza.
  • 6 – Canal “Aula De”, multidisciplinar.

É importante lembrar novamente que exagerar na quantidade de horas de estudo por dia pode causar exaustão e prejudicar seu desempenho durante a prova. Dessa forma, há uma média de quatro horas de estudo diário recomendada a fim de que você não se canse mentalmente.

A boa notícia, portanto, é que 500 pontos no Enem já são suficientes para entrar em alguns cursos, de acordo com as médias de corte do Sisu, do Prouni e do Fies. E também vale bolsa com acesso direto em universidades particulares.

Macetes de física: fórmulas importantes para o Enem
Por isso, os vestibulandos devem saber de cor todas essas fórmulas a fim de fazer uma boa prova e conseguir a aprovação. Abaixo mostramos as principais fórmulas que você precisa memorizar (sim, é preciso decorá-las...)

Não existe máximo de matérias para estudar por dia, mas de horas de estudo. A resposta para a pergunta “quantas matérias estudar por dia?” é: não existe um máximo! O que você deve fazer é definir um máximo de horas de estudo por dia, não mais que oito.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

10 dicas infalíveis de como estudar melhor e arrasar nas provas

  1. Fuja da curva do esquecimento. ...
  2. Estude com material impresso em vez de contar apenas com as telas. ...
  3. Aposte na aprendizagem contextual. ...
  4. Crie conexões entre o tema estudado e a sua vida. ...
  5. Revise os temas mais importantes antes de dormir.

Estudantes de baixa renda e do 3º ano do ensino médio de escolas públicas têm direito à gratuidade da inscrição do Enem. Muitos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não têm condições de pagar o valor para participar das provas.

"De uma forma geral, o aluno que vai concorrer às vagas dos principais cursos, precisa estar com a média aritmética acima dos 700 pontos. Por exemplo, o aluno que quer Direito com cerca de 740 pontos, o aluno que quer as áreas de Engenharia e Arquitetura, 710 para cima", explica.

O custo de um curso preparatório para o Enem online vai desde cursos gratuitos até o valor de R$ 499,70 por mês em alguns casos. Há boas opções com mensalidades a partir de R$ 14,90. A maioria dos cursos online tem pacotes com valores diferentes conforme as modalidades oferecidas em cada um dos casos.

Com isso em mente, a dica é começar a estudar para o ENEM desde o início do Ensino Médio. Adotando essa prática, quando seu filho ingressar no terceiro ano, provavelmente já estará acostumado com uma rotina mais pesada de estudos. Assim abrirá vantagem frente aos demais concorrentes.

A verdade é que estudando 1h por dia o aluno assimila muito mais conteúdo, do que estudando 5 horas seguidas, sem intervalo. Afinal, depois de certo tempo focando em uma mesma coisa, nosso cérebro tende a perder o foco e precisa de algum tempo de descanso para voltar a se concentrar.

Tal como o Gerson ressaltou, a mente descansada é a maior vantagem da manhã; Após uma boa noite de sono, a energia e o foco geralmente estão em alta. Aqui, o mesmo se aplica à capacidade de absorver conteúdo e se concentrar; Outro benefício do estudo diurno é a iluminação natural.

A escala de classificação portuguesa 0-200 é adotada em grande parte dos casos. Isso quer dizer que, neste caso, a pontuação do Enem, cuja escala é de 0-1000, será dividida por cinco.

Dentre os assuntos de Física que mais caem no Enem, destacam-se a mecânica, ondulatória, eletricidade e óptica.
...
Quando for estudar a ondulatória, sugerimos que você revise conteúdos como:

  • fenômenos ondulatórios (reflexão, refração, difração, interferência e polarização);
  • equação fundamental da ondulatória;
  • acústica.