Como estudar para fazer uma pregação?

Perguntado por: doliveira2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Então, sem mais demoras, vamos lá!

  1. 1 – COMECE ORANDO! Não poderíamos começar de uma forma melhor. ...
  2. 2 – ESCOLHA UM TEXTO. O segundo passo para se preparar um sermão é fazer a escolha do texto que será usado como base da mensagem. ...
  3. 3 – FAÇA A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO. ...
  4. 4 – MONTE UM ESBOÇO. ...
  5. 5 – APLIQUE O TEXTO.

Ele vive no céu e, por isso, costumamos chamá-Lo de Pai Celestial. A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente. Ele conhece nossos pontos fortes e nossas fraquezas, nossas esperanças e nossos medos.

Como Pregar Pela Primeira Vez: PASSO a PASSO Simples e Prático!

  1. #1 – USE UMA BÍBLIA DE VERSÃO ATUAL. ...
  2. #2 – ESCOLHA UM TEXTO DE FÁCIL INTERPRETAÇÃO. ...
  3. 3 – MONTE UM ESBOÇO. ...
  4. 4 – PREPARE-SE BEM! ...
  5. 5 – MANTENHA A CALMA! ...
  6. 6 – FAÇA A APLICAÇÃO DO TEXTO NA VIDA DOS OUVINTES. ...
  7. 7 – TENHA UMA VIDA DE ORAÇÃO.

Todo texto bíblico deve ser interpretado literalmente, a menos que o contexto indique o contrário. O texto bíblico diz exatamente o que está escrito, e não se deve espiritualizar ou atribuir simbolismo aos elementos do texto bíblico.

Bem, sua mensagem precisa ser organizada na seguinte ordem: Tema, Introdução, Desenvolvimento (tópicos), Conclusão e Apelo.

Faça suas Anotações. Mesmo que já tenha decorado todo seu esboço de pregação é altamente recomendado que você leve suas anotações na hora de pregar. Muitas vezes depois de uma pregação ficamos angustiados quando percebemos que esquecemos de falar uma parte muito importante de nossa mensagem.

Saudações casuais

  1. “Bom dia / tarde / noite”
  2. “Olá” / “Oi” / “Ei”
  3. “Como vai você?” / “Tudo bem?” / “Como vão as coisas?”
  4. Saudações

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Devemos orar e procurar oportunidades para falar às outras pessoas a respeito do evangelho restaurado. Podemos “estar sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que [nos] pedir a razão da esperança que há em [nós]” (I Pedro 3:15).

1 - Comece fazendo uma oração.
Peça ao Senhor que lhe instrua em todo o processo de preparação da mensagem, para que o sermão atenda às necessidades específicas das pessoas a fim de serem espiritualmente edificadas. Peça que Ele lhe dê a graça e poder para contribuir com a difusão do Reino de Deus.

Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.

Deus, o Pai, é o Ser Supremo no qual acreditamos e a quem adoramos. É o supremo Criador, Legislador e Preservador de todas as coisas É perfeito, todo-poderoso e conhece todas as coisas. “Tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem” (D&C 130:22).

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

6 # Romanos 10:14 (NVI)
Amado(a), este versículo é ideal para pregar pela primeira vez ou para quem está iniciando, pois destaca a importância da pregação do evangelho. Ele nos lembra que as pessoas só podem invocar e crer em Jesus se tiverem a oportunidade de ouvir sobre Ele.

Para pregar bem, precisamos “falar a língua do povo” e, se for o caso, abandonar a linguagem rebuscada, pois de nada adianta falar e não ser entendido. O uso de um bom humor, abandono de vícios de linguagem e aprimoramento do vocabulário também devem ser buscados por quem quer pregar eficazmente.

Ele escreve: “Como, porém, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Romanos 10:14,17).

Aqui será feita uma breve explanação dos seguintes métodos de interpretação bíblica: 1) histórico-gramatical; 2) histórico-crítico; e, 3) hermenêutica pós-moderna.

1 Louvai ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembléia dos justos e na congregação. 2 Grandes são as obras do Senhor, procuradas por todos os que nelas tomam prazer.

O assunto principal da Bíblia é revelar a verdade que tanto o homem deseja conhecer a respeito da vida. Nas Sagradas Escrituras, Deus nos mostra que a verdade da existência e do destino do homem, estão além dos limites terrenos e que somente Ele, em Sua Onisciência e Soberania, pode dar a conhecer.