Como estudar o dizer o Direito?

Perguntado por: icastro2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

E mais, o trabalho do DIZER O DIREITO é espetacular, então podem confiar.
...
Então a regra é:

  1. Abram a versão completa.
  2. Leiam somente a conclusão.
  3. Se não entenderem a conclusão, aí sim leiam a fundamentação.
  4. Se o julgado for muito importante, também leiam a fundamentação.

Para as repercussões gerais, aqueles recursos assim reconhecidos pelo STF, indicamos a leitura do próprio site: https://portal.stf.jus.br/repercussaogeral/teses.asp. Selecione a opção: com repercussão geral reconhecida.

Estude pelos Informativos do STF e STJ
Por isso, se você está estudando para concursos da área jurídica, busque fazer isso por meio dos Informativos do STF e STJ. Em suma, os informativos são compilados das principais decisões realizadas nos tribunais, disponibilizadas online após certo período de tempo.

Com os recursos digitais ficou muito mais fácil estudar para a faculdade, provas e concursos.
...
Confira abaixo nossa lista dos 5 aplicativos essenciais para um estudante de Direito.

  1. 01 – Evernote. ...
  2. 02 – Notorium Play. ...
  3. 03 – Vade mecum lite Direito Brasil. ...
  4. 04 – amoDireito. ...
  5. 05 – Dizer o Direito.

A melhor forma de aprender Direito

  1. Use técnicas de aprendizado. ...
  2. Na hora de estudar não queira estudar tudo. ...
  3. Compreenda sua leitura. ...
  4. Não se sinta intimidado pelo Direito. ...
  5. É impossível conhecer todos os detalhes de todas as leis de uma só vez.

Jurisprudência […] é o resultado de um conjunto de decisões judiciais no mesmo sentido sobre uma mesma matéria proferidas pelos tribunais. É formada por precedentes, vinculantes e persuasivos, desde que venham sendo utilizados como razões do decidir em outros processos, e de meras decisões.

Quais estudar? O ideal é estudar todos os informativos do STF e STJ. Mas coloque sempre prioridade em julgados que definem temas de repercussão geral ou sob o rito de recursos repetitivos - esses costumam ser os julgados mais cobrados em provas e provocam maiores efeitos no trâmite de outros processos.

E quem tem poder de “dizer o direito”? Esse poder é reservado ao Estado. O poder jurisdicional é uma das principais funções do Estado.

A melhor forma de estudar jurisprudência é ler os informativos disponibilizados pelo STF e STJ. Portanto, os estudantes precisam acompanhar as publicações dos tribunais superiores constantemente. Os informativos, por si só, contêm muita informação.

A Repercussão Geral é classificada como um instrumento processual que possibilita o acesso à mais alta Corte do país, o STF. É um requisito que deve ser enfrentado pelos interessados que desejam apresentar seus recursos ao conhecimento do STF.

A ementa apresenta um conjunto de tópicos que estão relacionados à decisão (parágrafo em letras maiúsculas) e uma sequência de frases que explicam cada raciocínio-chave presente no voto vencedor (parágrafos numerados).

8 dicas de como memorizar o conteúdo estudado

  1. 1 – Prepare-se para ter um estudo de qualidade. ...
  2. 2 – Leia em voz alta. ...
  3. 3 – Faça resumos. ...
  4. 4 – Faça associações. ...
  5. 5 – Faça desenhos. ...
  6. 6 – Ensine outras pessoas. ...
  7. 7 – Faça exercícios e simulados. ...
  8. 8 – Faça pausas para deixar seu cérebro sempre ativo.

Em 2005, a primeira súmula vinculante foi criada; até junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal havia editado 56 delas.

A carreira em Direito requer a compreensão de diversos segmentos da sociedade. O estudante precisa aprender sobre Direitos Humanos, relações interpessoais, ética e, principalmente, leis. Para dominar esses assuntos e ampliar seu repertório, as leituras e pesquisas não podem parar.

A Escola Superior de Advocacia (ESA - Minas Gerais), órgão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil oferece cursos de Direito online gratuitos. Os materiais estão disponibilizados no portal e podem ser acessados a qualquer momento por quem busca mais conhecimento na área.