Como estudar na Suíça de graça?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

É possível estudar na Suíça de graça? Sim. É possível se candidatar a uma bolsa de estudo na Suíça, oferecida pelo Governo suíço ou pelas universidades. Por isso, é importante ficar atento às datas de inscrição e pesquisar os sites das universidades da Suíça, para verificar se há bolsas disponíveis.

Para universidades públicas financiadas pelo governo, os preços de um programa de bacharelado podem começar em CHF 5.000 até 24.000 CHF por semestre. Abaixo você pode encontrar alguns exemplos de mensalidades médias na Suíça: Universidade de Genebra: 500 CHF por semestre para estudantes suíços e não suíços.

Por exemplo, você terá que pagar obrigatoriamente por seguro de saúde (veja os valores mais a frente), aluguel e serviços públicos e transporte, isso pode custar CHF 3.000-4.000 por mês. Assim, para viver bem na Suíça (dependendo da cidade), você deve ter pelo menos CHF 4.000-5.000 de renda.

Estudar e morar na Suíça
Os estudantes brasileiros podem trabalhar por um número de horas definido por cada cantão depois do sexto mês vivendo no país. As universidades costumam ter uma página destinada a ofertas de empregos, moradia e serviço.

(1.134€) por semestre para estudantes suíços e 3.126 Fr. (2.886€) para estudantes estrangeiros.

Ao ingressar no país, o turista deve obrigatoriamente apresentar uma passagem de volta (fora do espaço Schengen, já marcada) e um seguro de viagem válido no espaço Schengen. A validade do passaporte brasileiro tem que ser no mínimo de 3 meses ainda após a data marcada de saída.

TER EM MÃOS O DIPLOMA E HISTORICOS COM TODAS AS ASSINATURAS RECONHECIDAS EM CARTÓRIO BRASILEIRO APOSTILAR OS DOCUMENTOS ACADÊMICOS E ESCOLARES EM CARTÓRIO BRASILEIRO NA CONVENÇÃO DE HAYA TRADUZIR PARA O IDIOMA OFICIAL DO CANTÃO ONDE VOCÊ SE ENCONTRA. PARA ESTA ETAPA O TRADUTOR DEVE SER UM TRADUTOR OFICIAL .

Como um brasileiro pode morar na Suíça? Para morar na Suíça, é necessário adquirir o visto e a autorização de residência junto ao consulado no Brasil. Há diferentes opções conforme o tempo de permanência e atividade desenvolvida.

Brasileiros sem cidadania europeia
O visto para trabalhar na Suíça é solicitado pela empresa e, se estiver de acordo com todos os pré-requisitos, após autorizado por todos os órgãos suíços competentes, as autoridades suíças mandam uma autorização via e-mail ao consulado suíço no Brasil, que emite o documento.

As quatro línguas oficiais são alemão, francês, italiano e romanche. Cada um deles é falado em diferentes regiões. Isso faz com que seja um sonho para qualquer estudante internacional! Os programas universitários não são apenas oferecidos em vários idiomas, mas facilitam a comunicação cotidiana.

As pessoas que desejam morar na Suíça devem conseguir autorização do governo suíço para viver e trabalhar no país. Segundo as informações apresentadas no site da Embaixada da Suíça, os estrangeiros que pretendem solicitar o visto de residência devem fazê-lo comunicando-se com autoridades consulares.

Cidadãos não europeus devem possuir um visto de estudante suíço para poder entrar e permanecer na Suíça enquanto estuda. Visite a Embaixada ou Consulado Suíço mais próximo em seu país de residência e marque uma consulta para um visto. Certifique-se de marcar sua consulta meses antes do início de seus estudos.

Linguas. O alemão, francês, italiano e romanche são as línguas oficiais da Suíça - um multilinguismo que é vivido.

CHF 4.000

Salário para brasileiros na Suíça
Em geral, o salário ofertado na Suíça gira em torno dos CHF 4.000 (aproximadamente $4200 USD). Além disso, o valor do salário também será definido tanto pelo tipo de vaga quanto pelo nível de qualificação.

Um estudo do banco Credit Suisse faz um mapa do custo de vida na Suíça. O cantão (estado) mais barato para morar é Appenzell-Innerrhoden, predominantemente rural e de baixa densidade populacional.

As empregadas domésticas na Suíça deverão receber um mínimo de CHF19,50 ($20,90) por hora a partir de 2023. Este artigo foi traduzido com a ajuda da Inteligência Artificial. O Conselho Federal tomou a decisão de aumentar o salário mínimo em 1,5% na sexta-feira, após saber da extensão das infrações entre 2019 e 2021.

Não há muitas profissões em que se possa quebrar a marca de 10.000 francos por mês. Isto só é possível com as profissões realmente mais bem pagas: Médicos, pilotos, gerentes, advogados ou mesmo consultores de gestão podem conseguir tal salário.

Taxas para pedidos de visto nacional para a Suíça

CategoriaValor em BRL
Adultos448.00
Crianças com idade entre 6 e 12 anos (incompletos)224.00
Crianças com idade inferior a 6 anosgratuito