Como estudar minha genealogia?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Comece conversando com seus parentes mais próximos, como pai, mãe, avós, tios. E os parentes distantes também podem ajudar – e muito – a conhecer um pouco mais sobre a sua família. Seus familiares certamente têm muitas histórias para contar e essas histórias são uma fonte muito rica para o estudo da sua genealogia.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

6 dicas para encontrar informações sobre seus antepassados

  1. Buscas online. ...
  2. Bibliotecas de genealogia. ...
  3. Museu da Imigração. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Associações de genealogia. ...
  6. Testes de DNA.

O Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública é um dos sites mais completos para encontrar registros por descendência. Isso porque a plataforma disponibiliza os registros de inúmeras pessoas que emigraram para o Brasil, desde 1875.

A primeira forma, e a mais básica, é pelo seu sobrenome. Por passar de geração em geração, o seu sobrenome pode dizer qual a sua descendência. Sobrenomes como: Silva, Santos, Gomes, Sousa, Dias, Oliveira, são os mais comuns dos portugueses. A segunda forma de descobrir é fazendo uma breve pesquisa pela sua família.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Segundo a pesquisa no site, os cinco sobrenomes mais comuns no Brasil são Silva, Santos, Oliveira, Souza e Rodrigues. Silva, o grande campeão, está presente em mais de cinco milhões de sobrenomes dos brasileiros. Com a incrível frequência de 1 a cada 40 sobrenomes no país.

O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.

A única forma de reconhecimento dos povos indígenas, segundo a organização, é o autorreconhecimento, que é um processo individual e coletivo, pois a comunidade ou povo tem a autoridade de reconhecer os indígenas, independentemente do local onde vivem.

Ancestrais/Antepassados
O termo geralmente se refere a parentes mais distantes do que os avós, como seus bisavós, tataravós e assim por diante. Os ancestrais também podem incluir pessoas de quem você não descende diretamente, como tias-avós e tios.

calcule sempre pelo menos 80 90 reais por certidão civil. a cada geração e você vai ter uma ideia mais ou menos de quanto você vai gastar e se você preferir contratar um profissional porque é um trabalho que demanda muito tempo se alguma vez você já tentou fazer é uma vida genealógica você.

Se você precisa de uma certidão, mas não sabe qual é o cartório onde ela foi registrada o melhor caminho é fazer uma busca de registro de certidão. O Certidão na Mão, realiza esse serviço diariamente.

A consulta por cartórios pode ser realizada no site do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), através da Justiça Aberta, clicar na opção “Consultar produtividade das serventias extrajudiciais” e selecionar a opção “Clique aqui para Localização de registradores civis e unidades interligadas”.

Há algumas formas de descobrir isso, como você verá a seguir!

  1. Busque pela sua árvore genealógica. ...
  2. Busque informações em cartórios. ...
  3. Há sites que auxiliam na busca de imigrantes com descendência portuguesa no Brasil.

Não existe lista de nomes que não podem ser registrados na certidão de nascimento no Brasil, segundo associação de cartórios Arpen. Lei deixa a cargo do registrador civil decidir se nome tem "potencial de expor uma criança a uma situação vexatória perante a sociedade ou seus pares".

Wang

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.