Como estudar literatura sozinho?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Como estudar literatura: 6 dicas

  1. Entenda as funções e figuras de linguagem. ...
  2. Conheça as escolas literárias e o período social em que se originaram. ...
  3. Treine interpretação de texto. ...
  4. Veja resenhas de livros. ...
  5. Conheça os principais autores brasileiros. ...
  6. Crie um hábito de leitura.

Leia textos com temas variados. Mais uma recomendação sobre como exercitar o cérebro é praticar a leitura frequente. Esse hábito é muito importante para novos conhecimentos, além de ajudar na expansão do vocabulário, realização de associações e exercício da interpretação.

A leitura não exige necessariamente uma ação do indivíduo. No entanto, ela é mais eficaz quando o sujeito se posiciona sobre aquilo que está lendo. Conforme visto, ler faz parte de estudar, mas estudar não se restringe a apenas ler. Assim, você tem mais chances de conquistar a vaga no curso dos seus sonhos.

Melhores dicas para interpretar qualquer texto

  1. Nada de preguiça! Leia o texto todo, mesmo não compreendendo. ...
  2. Aumente o vocabulário com palavras desconhecidas. Se encontrarmos palavras desconhecidas, não interrompa a leitura. ...
  3. Leia todos os dias. Saber interpretar qualquer texto necessita de exercício. ...
  4. Leia aquilo que goste.

Falar bem é bem Fácil” – J. B. Oliveira
Nada é mais atual que os padrões tradicionais não só de comunicação, mas de boa comunicação. Este livro mostra que não só falar é fácil, mas que falar bem é bem fácil. Aqui, você vai saber: Como a oratória aperfeiçoa seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Ler mais de uma vez
Ao ler um conteúdo, você, certamente, é capaz de absorver as principais ideias acerca do tema. No entanto, para que o texto seja memorizado, de fato, é imprescindível que você leia algumas vezes. Isso porque a nossa memória funciona com repetição. Quanto mais você ler um conteúdo, mais aprenderá.

Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo.

Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Os que tinham lido as palavras em voz alta no primeiro experimento responderam melhor. Estudar lendo em voz alta nos permite dar um caráter pessoal a aquilo que estamos lendo, por isso conseguimos lembrar melhor. No entanto, foi descoberto também que escutar gravações próprias ajuda.

“A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo)”, afirma. Segundo ela, não há um tempo diário específico a ser dedicado à leitura para que as habilidades sejam desenvolvidas.

Mesmo com as disciplinas que você tem facilidade pode ocorrer de no meio dos estudos, surgirem algumas dúvidas. Dessa forma, a melhor alternativa é assistir às aulas e buscar ajuda de um profissional.

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

Leitura superficial: ler rapidamente sem entender nada
Um hábito que hoje é considerado normal, mas que é preocupante considerando o tempo e o entendimento que os mais jovens dedicam à leitura.

Felizmente, alguns passos básicos na sua rotina podem ajudar!

  1. Tenha um caderno de anotações. ...
  2. Estude por questões. ...
  3. Faça associações e crie macetes. ...
  4. Não tente gravar vários assuntos de uma vez. ...
  5. Explique a matéria para si.