Como estudar e fixar na mente?

Perguntado por: alima . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Continue a leitura e confira!

  1. 1 – Prepare-se para ter um estudo de qualidade. ...
  2. 2 – Leia em voz alta. ...
  3. 3 – Faça resumos. ...
  4. 4 – Faça associações. ...
  5. 5 – Faça desenhos. ...
  6. 6 – Ensine outras pessoas. ...
  7. 7 – Faça exercícios e simulados. ...
  8. 8 – Faça pausas para deixar seu cérebro sempre ativo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que te ajudarão a absorver o conteúdo e conseguir lembrar do que estudou quando precisar.

  1. Realize uma preparação prévia. ...
  2. Crie resumos. ...
  3. Ensine outras pessoas. ...
  4. Faça desenhos e gráficos. ...
  5. Faça pausas periódicas. ...
  6. Leia em voz alta. ...
  7. Pratique com exercícios e simulados.

Ela afirma que a estimativa de 15 a 20 vezes serve como uma média entre o aprendizado de palavras mais fáceis e mais difíceis - ou seja, aquelas com significado simples e as mais complexas.

Você sabia que o ser humano esquece, em média, 70% daquilo que acabou de aprender, dentro do período de 24 horas, caso não seja feito nada para reter ou assimilar as informações novas? É verdade. Para que esse não seja o seu caso, preparamos cinco dicas valiosas sobre como não esquecer o que estudou.

8 técnicas pra memorizar as coisas que você aprende

  1. Ler e ouvir não bastam. ...
  2. Ache um enfoque do assunto que lhe interesse. ...
  3. Concentre-se. ...
  4. Lembretes na hora certa. ...
  5. Descanse. ...
  6. Antes de dormir, logo que levantar. ...
  7. Faça conexões entre o que você aprende e o que você já sabe. ...
  8. Reflita sobre o que você aprendeu.

Causas do raciocínio lento
Entre elas se destacam aspectos emocionais e psicológicos, alimentação e até o excesso de tarefas.

Aprender novas tarefas é a melhor maneira de melhorar a memória e treinar o cérebro. Por isso, invista em aulas de dança, novos instrumentos musicais, prática de novos idiomas e jogos como Sudoku, que contribuam para melhorar a capacidade da memória.

Os problemas de memória podem estar associados a inúmeras causas, sendo as mais comuns: o estresse que produz cortisol e noradrenalina, hormônios inimigos da memória; traumas psicológicos e recalques, situações e experiências esquecidas devido a dor e ao sofrimento em recordá-las; ansiedade e depressão; cansaço; o uso ...

Comer antes de estudar é a melhor maneira de juntar nutrição com a escola ou faculdade, já que o consumo de alimentos ajudam os estudantes a focar mais no conteúdo, devido ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro.

Passo a passo da Técnica Feynman

  1. Escolha um assunto (ou conceito)
  2. Ensine – ou finja ensinar – para uma criança.
  3. Identifique os “buracos” na própria compreensão.
  4. Revise, organize e simplifique.

Ler, pesquisar e aprender obsessivamente pode fornecer uma falsa sensação de realização, sem que o conhecimento seja realmente incorporado e resulte em mais produtividade. Além disso, também pode causar estresse, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca e até depressão.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Quando o nosso cérebro entende que a informação que está a receber é importante, a informação é transferida da memória sensorial para a memória de curta duração. Nela, podemos memorizar até 7 informações durante cerca de 30 segundos.

se leva 10 mil horas para se tornar um expert em alguma coisa”, para “... se leva 10 mil horas para aprender alguma coisa”. Aliás a regra das 10 mil horas originou-se com os estudos do Prof.

A falta de atenção e concentração pode ter vários motivos: problemas emocionais, quadros psiquiatricos, neurológicos, etc. Devido a isto seria indicado você buscar uma ajuda profissional para entender as causas desses problemas.

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.