Como estudar a cultura gótica?

Perguntado por: imarques4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Resposta: Existem várias maneiras de começar a estudar sobre a subcultura gótica. Algumas sugestões incluem: Ler livros e artigos: Há muitos livros e artigos escritos por especialistas sobre a história, estética e filosofia da subcultura gótica.

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.

A cruz gótica simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério. Ela marca o estilo gótico e é mais uma tendência da moda do que propriamente um símbolo de fé, muito utilizada em tatuagens e, de modo geral, na estética adotada por góticos e punks do fim do século XX, que usam a cruz como adereço de moda.

Atualmente, gótico também é usado para se referir aos indivíduos de posturas incomuns e com uma insaciável curiosidade pela cultura. São intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto com a sociedade moderna.

Os adeptos da filosofia gótica adoram caminhar, à noite, em cemitérios e ir à bares e boates decorados com caixões, velas, caveiras, crucifixos, correntes, facas, e outros objetos relacionados com tortura e morte.

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

Góticos gostam de drogas, álcool e promiscuidade. Novamente, essa afirmação é completamente falsa. Apesar de alguns góticos serem mais irresponsáveis, isso tudo depende da personalidade de cada um, não do estilo gótico. Góticos adoram Satã e outros espíritos malignos.

Contudo, diz-se que a cor preta é usada para simbolizar diferentes coisas como morte, medo, noite, escuridão, e outras características comuns como crenças góticas, música, belas artes e literatura.

Podemos citar como grandes expoentes da pintura gótica o italiano Giotto di Bondone (1267-1337) e o holandês Jan Van Eyck (1390-1441).

Tipos de Góticos(completo):

  • Tipos de Góticos #1: Gótico Tradicional (Trad Goth)
  • Tipos de Góticos #2 Gótico Romântico.
  • Tipos de Góticos #3 Gótico Cibernético(Cyber Goth)

Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento. O maior número de expressões da arte gótica ocorreu no norte da França, posteriormente se espalhando pelo oeste europeu.

Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.

Mas em termos comparativos, o dark brasileiro seria algo mais restrito estilisticamente do que o gótico, não incluindo todas as características musicais, estéticas e sociais que temos na subcultura Gótica.

O nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari (1511-1574), um dos expoentes do Renascimento, que o considerava como um estilo artístico monstruoso e bárbaro. Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência.

O típico estereótipo do estilo gótico inclui um rosto pálido com cabelos pretos, batons e roupas pretas, embora nem sempre estas descrições sejam de fato o estereótipo padrão. Homens e mulheres góticos vestem tanto delineador e esmalte de unha escuro — cabelos longos e desgrenhados também são comuns.

Tais características psicológicas fazem eles serem vistos como pessoas “antissociais”, e por vezes violentas. Na maioria das vezes, por causa do preconceito, os góticos são confundidos e/ou marginalizados.

A arquitetura gótica no Brasil aconteceu no final do século XIX, inspirada na arte gótica do período medieval. Para alguns historiadores, falar em estilo gótico brasileiro é o mesmo que falar em “neogótico”, definido como uma imitação do estilo gótico oficial.

Sub-cultura underground derivada do punk, o gótico se caracterizou pela sonoridade sombria e por letras que abordam questões como existencialismo, misticismo, melancolia e também uma boa dose de romantismo. O movimento também se destaca por uma estética toda especial, com roupas escuras e maquiagens carregadas.

Pessoa que possui uma capacidade artística e/ou cultural mais ampla que a normal. Conseguem perceber beleza e poesia em coisas que a maioria das pessoas acha sinistra ou soturna. Não tem uma admiração, por assim dizer, pela morte, e sim a Vêem como algo que lhes faz perceber que a vida tem fim, é finita.