Como estudante EAD comprova meia-entrada?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Estudantes dos cursos de ensino a distância (EAD) podem fazer a solicitação da Carteira de Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas. Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: infantil, fundamental, médio, graduação e técnico.

A emissão da carteira de estudante online pode ser feita através dos sites das entidades estudantis autorizadas. Para isso, é necessário preencher um formulário com informações pessoais e acadêmicas, além de enviar uma foto e comprovante de matrícula.

É preciso comprovar sua situação de estudante em nível fundamental, médio, técnico ou superior de alguma forma, como uma carteirinha de estudante fornecida pela instituição de ensino, carteira da União Nacional dos Estudantes (UNE) ou até mesmo o comprovante de matrícula dentro do prazo de validade.

Os estudantes dos cursos de educação a distância (EAD) tem direito a ID Estudantil? Estudantes dos cursos de ensino a distância (EAD) podem fazer a solicitação da Carteira de Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas.

O que levar: Documento de identidade oficial com foto e cartão de benefício do INSS que comprove a condição.

Posso comprar meia-entrada? Não, somente estudantes devidamente identificados poderão usufruir do direito de compra de ingressos meia-entrada.

Para fazer jus a esses descontos para estudante é preciso estar regularmente matriculado em alguma modalidade de ensino básico ou superior e apresentar comprovante de matrícula e/ou carteirinha no ato da compra do ingresso. Ou seja, estudante de faculdade paga meia, seja de graduação ou pós.

Os estudantes que não fizeram o download e querem saber se está tudo certo com seus dados no sistema podem verificar no site idestudantil.mec.gov.br.

Os alunos universitários de cursos não presenciais (EAD – ensino à distância) poderão utilizar até no máximo 10 viagens de Bilhete Único por mês, sendo no máximo 4 por dia, incluindo os finais de semana e feriados.

Sim, quem faz Faculdade EAD pode ter formatura tanto no formato EAD, quanto no formato presencial. Vai depender da turma, da instituição e do tipo de celebração escolhido.

Meia passagem em cursos a distância
Apesar dos benefícios para os estudantes, a maioria dos municípios negam a meia passagem nos cursos a distância. Quando precisam se dirigir à instituição de ensino, é o estudante quem precisar arcar com os custos do transporte.

O cliente que não puder utilizar o ingresso por não apresentar documentação válida, conforme nomenclatura do ingresso, não terá direito a reembolso do valor pago pelo ingresso, ou qualquer outro tipo de ressarcimento ou compensação.

Caso queira realizar a emissão do comprovante escolar presencialmente, a solicitação deve ser feita na secretaria da escola ou da instituição de ensino. Já na emissão de comprovante de escolaridade no ensino público o funcionário pode solicitar seus dados e histórico através do site da secretaria de seu estado.

Para comprar meia-entrada online usando a sua carteirinha de estudante é bem simples. Para tanto, é preciso apenas informar no momento da compra, o número presente na parte inferior da carteirinha. Após isso, é necessário apresentar a carteirinha de estudante no momento da liberação do ingresso.

Mais de um milhão de alunos já podem ter acesso à carteirinha estudantil digital e gratuita do Ministério da Educação (MEC). Cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC, os estudantes precisam baixar o aplicativo “ID Estudantil” nas lojas virtuais de celular.

Quem faz pós-graduação EaD pode pagar meia? Sim, quem faz um curso de pós-graduação no ensino a distância (EaD) também tem os mesmos direitos em relação à carteirinha de estudante.

A solicitação do Bilhete Único de Estudante para 2021 está disponível no site estudante.sptrans.com.br. Se você deseja receber o Bilhete Único de Estudante na sua residência, ou em outro endereço de sua preferência, acesse: sptrans.dne.com.br.