Como Estralar a coluna deitado?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Deite-se em um colchonete e leve os dois joelhos até o peito, abraçando-os com as mãos. Incline-se para a frente e para trás lentamente, ganhando impulso. A ideia é sentir cada uma das partes da coluna apoiada no colchonete. Tente estalar as costas no chão.

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao exalar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

No momento em que a pressão passa, a musculatura em volta da articulação relaxa, e isso confere a sensação de alívio na região. Por conta disso, várias pessoas acreditam que o estalo é uma forma de tratamento para dores na coluna.

Em resumo, estalar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo.

- Hérnia de disco
Com o disco fora do lugar, nervos e vasos sanguíneos podem ser pressionados, causando sintomas como dor na coluna; dor nos braços e nas pernas; formigamento e cãibras nos braços e pernas; e fraqueza.

Não é possível estabelecer um tempo específico para reeducar a postura, já que depende de vários fatores, mas sem dúvida que a postura ativa do paciente é a chave do sucesso do tratamento.

As causas da coluna travada
Muitas vezes está relacionada a traumas agudos, como estiramentos musculares, contusões e entorses. No entanto, alguns fatores como sedentarismo, obesidade, longas horas sentado, contribuem para o seu desenvolvimento.

“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Alongamento de coluna
Sente-se com os joelhos dobrados e glúteos apoiados nos calcanhares. Mantenha as costas e pescoço alinhados, com olhar para frente. Erga os braços acima da cabeça e leve-os para frente o máximo que puder, deixando o tronco paralelo ao chão. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos.

As duas palavras existem na língua portuguesa. Estalar e estralar são verbos sinônimos e ambos estão corretos. O verbo estalar é o mais utilizado pelos falantes. Podemos utilizar os verbos estalar ou estralar sempre que quisermos referir o ato de dar estalo, rachar com ruído e acontecer subitamente.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Fraqueza em um dos braços;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Incontinência urinária.

É responsabilidade do quiroprata lidar com lesões por esforços repetitivos (LERs). Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Algumas pessoas possuem a mania de estalar o pescoço e os dedos sempre que podem: seja para aliviar algum desconforto ou pela sensação prazerosa. Mas muitos pensam que estalá-los pode trazer algum problema ou que o barulho significa algo ruim.

Estalar o pescoço pode ser prejudicial se não for executado corretamente ou se ocorrer com muita frequência. Além disso, se for feito com muita força pode lesar os nervos no local, o que pode ser extremamente doloroso e dificultar ou impossibilitar o movimento do pescoço.

Estalando a sua própria coluna

  1. Para começar, coloque as mãos nas costas, uma sobre a outra, no centro da coluna.
  2. Pressione as mãos contra a coluna e incline-se para trás.
  3. Continue até ouvir um leve estalo. Nunca incline-se além do ponto de conforto: ao sentir qualquer dor, pare.

O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.

Formada por 12 vértebras, a coluna torácica percorre boa parte do tronco. Graças a sua posição, distúrbios torácicos podem irradiar dor para várias regiões, desde nas próprias costas (nas omoplatas, por exemplo), outras regiões da coluna (região cervical, pescoço) e outras zonas (como a barriga e o peito).