Como estimular o leitor iniciante?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Conheça 10 atividades de leitura para incentivar os alunos

  1. Monólogo dramatizado. ...
  2. Roda de leitura. ...
  3. Jogo de identificação de palavras e interpretação. ...
  4. Leitura com caça-palavras. ...
  5. Desenho dos personagens. ...
  6. Sarau. ...
  7. Leitura de sagas e best-sellers. ...
  8. Feed de notícias.

A formação do leitor se inicia na família e conta com mediadores que são os professores na escola, e dessa forma, a depender do ambiente, a leitura tem utilização diferenciada.

LEITOR INICIANTE
Esses alunos já se apropriaram das regras que organizam o sistema de escrita alfabética, mas ainda apresentam dificuldades com a base ortográfica. Leitores iniciantes são aqueles que ainda gastam muito tempo no processo de decodificação das palavras, o que compromete sua compreensão do que leram.

PERFIL INICIANTE
O estudante alocado no nível INICIANTE lê palavras e pequenas sequências textuais, porém faz a leitura de forma pausada, em um padrão de leitura silabada, pois ainda precisa de tempo para realizar a decodificação, sílaba a sílaba, da palavra escrita.

Para Frith (1985), a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita é um processo interativo e passa por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica.

Escolha de livros preferidos - uma das estratégias usadas por professores para incentivar o hábito de leitura é inserir no plano de aula atividades sobre o livro que o próprio aluno escolheu. Em geral, são promovidas roda de conversas, debates, apresentações, resenhas, brincadeiras e muito mais.

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

São atividades produtivas para o estímulo da leitura em sala de aula: I - A cópia integral de textos literários. II - A releitura das obras literárias por meio de dramatizações. III - A substituição das obras originais por versões em histórias em quadrinhos.

Percebe-se ainda, que para a formação de bons leitores, o ambiente familiar é de fundamental importância, é neste que a educação se inicia, se os pais são bons leitores, proporcionarão aos filhos o gosto pela leitura e o hábito de ler, tornando o espaço em família facilitador do processo.

O humor, por exemplo, é uma das características predominantes. É comum a menção de fatos do cotidiano, a partir de uma perspectiva engraçada, assim como o BuzzFeed faz. Contar histórias reais também é uma estratégia interessante, já que ajuda a gerar identificação com os leitores.

Uma dica é conter: números e/ou dados; utilizar palavras que despertem a atenção, como “Dicas”, “Razões”, “Maneiras”, “Entenda”; além levar objetividade – para que o leitor saiba sobre o que se trata, e praticidade, destacando as vantagens do produto ou serviço oferecido.

Como prender a atenção do seu leitor: 7 dicas infalíveis!

  1. Saiba quem é a sua persona.
  2. Use técnicas de storytelling.
  3. Monte a jornada do cliente.
  4. Faça conteúdos bem estruturados.
  5. Use a escaneabilidade nos seus textos.
  6. Mantenha um diálogo com o leitor.
  7. Ofereça soluções para o seu público.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Na primeira infância, o pré-leitor desenvolve sua relação com a leitura e os livros por meio da afetividade e dos sentidos. A responsabilidade do adulto “mediador da leitura” nesta fase é essencial para a forma como a criança se relacionará com os livros no futuro.