Como estimular o cerebelo?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

1) Propor a si mesmo metas e desafios intelectuais: Metas pessoais ou profissionais e trabalhos voluntários fazem bem ao cérebro. Além disso, ler, escrever ou aprender coisas novas melhoram as conexões cerebrais - o aprendizado de um novo idioma, por exemplo, é desafiador e estimulante para o cérebro.

Os distúrbios cerebelares têm inúmeras causas, incluindo malformações congênitas, ataxias hereditárias e doenças adquiridas. Os sintomas variam de acordo com a causa, mas tipicamente abrangem ataxia (marcha normal com base alargada em decorrência do comprometimento da coordenação muscular).

Sintomas

  • falta de controle muscular e coordenação.
  • dificuldades de locomoção e mobilidade.
  • fala arrastada ou dificuldade em falar.
  • movimentos oculares anormais.
  • dores de cabeça.

Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal. O cerebelo trabalha em conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico.

Os distúrbios de coordenação muitas vezes resultam de disfunção do cerebelo, a parte do cérebro que coordena os movimentos voluntários e controla o equilíbrio. O cerebelo não funciona bem, o que causa a perda de coordenação.

O tratamento de qualquer lesão cerebelar tal como o tumor cerebral é feito de modo multidisciplinar, com a decisão conjunta entre um neurocirurgião, um radioterapêuta, um oncologista, e frequentemente um neurologista.

Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semicontraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente).

Por conta da falta de oxigênio no cérebro, os neurônios começam a morrer, podendo levar a danos cerebrais irreversíveis, deixando o paciente em coma e, até mesmo, levando à morte cerebral. Portanto, quando mais tempo o cérebro ficar sem receber oxigênio, piores são as consequências.

O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

Ela pode ser causada por agentes virais, bacterianos e intoxicação medicamentosa. Alguns agressores "diretos" são o vírus da herpes e varicela zoster, explica Cristiane Soares, da Academia Brasileira de Neurologia. Existe também a cerebelite pós-infecciosa (que, em média, ocorre entre 10 e 15 após uma infecção viral).

A vertigem pode ser de causa: Central, quando se deve a doenças cerebrais, como tumores, doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, tóxicos e infeções como meningite, encefalite ou abcessos. Periférica, quando se deve a alterações ao nível do ouvido interno, mais especificamente do sistema vestibular.

O teste dedo-nariz pode ser útil na distinção entre lesões cerebelar e posterior da coluna (proprioceptiva). O teste deve ser realizado com os olhos fechados para avaliar a propriocepção na extremidade superior. Um teste para a função cerebelar que enfatiza as extremidades inferiores é o teste do calcanhar-joelho.

Entretanto, se o derrame atingir o tronco cerebral ou o cerebelo, os sintomas são um pouco diferentes. A artéria cerebelar póstero – inferior (ACPI) carrega o sangue para a medula e cerebelo, e um derrame nesta área é chamado de Síndrome de Wallenberg.

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais. O cerebelo faz parte do sistema nervoso central e está localizado na fossa craniana posterior.

O equilíbrio e a postura são de responsabilidade do cerebelo, que coordena os movimentos corporais, unindo e articulando os movimentos musculares de modo que estes mantenham o corpo equilibrado e mantenham sua postura.

A fisioterapia é uma excelente ferramenta para o tratamento após um AVC, a abordagem ideal para o caso deverá ser escolhida após uma avaliação funcional que elegerá juntamente com o paciente e a família os objetivos a serem trabalhados a curto e a longo prazo.

O cerebelo está relacionado com diversas funções, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo. O cerebelo está também relacionado com o controle do tônus muscular.