Como estimular o bebê a se mexer na barriga da mãe?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Veja 5 maneiras de estimular o bebê na barriga:

  1. Massagear a barriga. Passar as mãos na barriga e sentir que há uma pessoa crescendo ali dentro é, sem dúvidas, algo emocionante para mamães, papais e familiares próximos. ...
  2. Ouvir música. ...
  3. Ler histórias para o bebê ...
  4. Um pouco de luz faz bem. ...
  5. Variar na alimentação.

A partir da 25.ª semana, outras pessoas podem conseguir sentir os movimentos também. Basta pôr as mãos na barriga e esperar. No terceiro trimestre (28.ª semana em diante), você não só sentirá, como pode até mesmo ver através da barriga o bebê se mexendo e se esticando.

Quando o bebê apresenta uma diminuição acentuada no número de movimentos é muito importante consultar o obstetra, já que pode indicar que o bebê está recebendo menos oxigênio, sendo necessário identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Os bebés respondem aos impulsos do açúcar no sangue. Mas atenção, não é preciso comer doces. Um lanche saudável, como uma fatia de queijo, torradas com manteiga, iogurte grego, frutas e nozes, vão provocar o efeito desejado.

Atividade de alto risco de queda, como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas devem ser evitados durante toda a gestação, pois são exercícios que podem causar traumas na barriga e afetar o bebê, causando complicações na gravides ou até mesmo aborto.

Dormir de bruços nos primeiros meses não é contraindicado e não oferece grandes riscos para o bebê. Inclusive, você consegue manter-se dessa maneira até o quinto mês de gestação sem nenhum problema. Contudo, é importante conversar com o seu obstetra para saber se o seu caso em especial permite essa posição.

Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero. O bebê não consegue entender o que está acontecendo, contudo, o batimento dos corações se acelera.

O espirro causa um aumento de pressão no abdome, que comprime o útero e causa um desconforto no local. Esse impacto não afeta o bebê que está protegido pelo líquido amniótico.

“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...

Normalmente, falta de oxigenação e nutrientes, estresse, problemas na hora de dormir e insuficiência placentária são algumas das causas que fizeram o bebê parar de se mexer na barriga.

Hidroginástica: movimenta todos os músculos do corpo, sobretudo o assoalho pélvico, o que facilita o parto normal. Alongamento: como trabalha a oxigenação dos músculos, promove relaxamento e previne dores lombares.

Mudanças nos movimentos do bebê
A verdade é que o bebê já está se mexendo muito antes de você sentir. Perto da 7ª semana de gestação, os nervos já se desenvolveram e a partir da 12ª semana, o feto passar a chupar o dedo. Depois da 20ª semana, ele começa a se mexer livremente no líquido amniótico.

É gostoso saber que o seu filhote, conforme vai crescendo dentro da barriga, exercita-se, esticando as pernas e braços, abrindo e fechando as mãos, pegando e soltando o cordão umbilical. Ele gira em torno dele mesmo, muda de posição o tempo todo e gosta de ouvir seu coração.

A resposta científica do porquê os bebês sempre querem ficar no colo está na teoria evolutiva. No começo, quando um bebê acabava de nascer, ele só que ficar com a sua mãe, simplesmente por instinto de sobrevivência. No colo da mamãe, ele tem tudo o que precisa para se sentir bem: alimento, calor e proteção.

Banho quente durante a gravidez
O banho quente não é recomendável durante a gravidez, isso por que o aquecimento do corpo durante a gravidez é um grande responsável pela má formação congênita do feto, por isso, durante os três primeiros meses de gravidez é importante evitar banhos muito quentes.

Frutas não recomendadas na gravidez

  • Cereja. As cerejas concentram alguns açúcares simples. ...
  • Cítricas. As frutas cítricas são recomendadas por seu conteúdo significativo de vitamina C. ...
  • Sucos não pasteurizados. Sucos não pasteurizados devem ser evitados durante a gravidez, pois são uma possível fonte de infecção.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa?