Como estimular a produção de testosterona?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

Zinco - A deficiência de zinco diminui os níveis de testosterona em até 75%. Este mineral é essencial para o funcionamento de mais de 300 enzimas, sendo importante para a produção de testosterona. A suplementação de zinco pode ser recomendada em caso de deficiência deste mineral no organismo.

A hipófise, em resposta ao estímulo do GnRH (Hormônio Liberador de Gonadotrofinas), produz LH (Hormônio Luteinizante) e FSH (Hormônio Foliculoestimulante), os quais estimulam os testículos a produzirem testosterona e espermatozoides.

O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.

A reposição de testosterona poderá ser feita por meio da via oral, transdérmica ou injetável, de acordo com as recomendações da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

Nível de testosterona por idade
No homem, a produção de testosterona em grande escala começa na fase da puberdade, ou seja, dos 10 aos 16 anos.

5 alimentos que baixam a testosterona

  • Queijo.
  • Iogurte.
  • Pão e massas.
  • Chocolate.
  • Álcool.

Quais são os principais suplementos de testosterona?

  1. Tribulus terrestris. Tribulus terrestris é um arbusto de pequeno porte, conhecido como uma erva daninha. ...
  2. ZMA. ZMA é um suplemento alimentar que contém zinco, vitamina B6 e magnésio. ...
  3. DAA. ...
  4. Gamma Oryzanol. ...
  5. Lifesolic. ...
  6. Maca peruana e ganho de massa muscular.

"O abuso da testosterona, geralmente em uma dose maior do que a receitada pelos médicos, pode afetar seriamente a saúde da pessoa e causar infarto, problemas no cérebro, no fígado e no sistema endócrino", disse o comunicado da FDA.

ritmo circadiano
As concentrações sanguíneas de testosterona têm seu pico por volta de 6:00h as 8:00h da manhã e sofre um declínio de até 35% durante o dia, antes de começar a aumentar nova- mente pelo meio da noite [13].

A produção de testosterona é maior no período da mannhã, por volta das 8 horas, que no período noturno. O comportamento sexual masculino depende da testosterona. Ela também aumenta o desejo sexual.

Desenvolvimento muscular: assim como no crescimento dos pelos, é na puberdade que os músculos se desenvolvem nos homens, visto que é o começo da produção deste hormônio. Porém, é entre os 20 e 30 anos que acontece o pico de testosterona no sangue.

A terapia de reposição hormonal com testosterona é a forma mais utilizada no tratamento dos homens com déficit de hormônio masculino e tem como objetivo restabelecer os níveis normais do hormônio masculino e diminuir os sintomas relacionados ao hipogonadismo.

Baixa libido, redução da fertilidade e disfunções sexuais, como a impotência. Físicas: Perda de força, aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular, redução da libido, cansaço constante, problemas com memória e desenvolvimento de resistência à insulina, gerando consequente risco de diabetes.

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

Para ter aumento natural dos níveis da testosterona no sangue a alimentação é muito importante, principalmente com a ingestão de zinco e das vitaminas A e D.

O zinco tem um papel fundamental no ganho de massa muscular e melhora no desempenho em atividades físicas, pois participa do processo de três dos mais importantes hormônios anabólicos, sendo o primeiro deles a testosterona, mas também promove o aumento da produção do hormônio do crescimento (GH) e da insulina (IFG-1), ...

Sinais e sintomas de testosterona baixa

  • Diminuição da libido;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição das ereções espontâneas matinais;
  • Dificuldade de atingir o orgasmo;
  • Diminuição das fantasias sexuais.

O suco de romã também mostrou em estudos seu poder de aumentar a testosterona. O trabalho dosou a testosterona na saliva durante duas semanas em homens e mulheres que receberem suco de romã puro.

Lavitan Testo foi desenvolvido especialmente para participar da formação de diversos hormônios do corpo humano. Ele possui papel fundamental nos tecidos reprodutivos, além de contribuir com a reposição de massa óssea, muscular e para o crescimento de pelos nos corpos.