Como estimular a ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem?

Perguntado por: rsouza9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O que a criança aprende quando pequena, serve de base para uma aprendizagem superior. Ela não aprende de um dia para o outro, mas gradativamente. Portanto, deve-se trabalhar em grupo suas capacidades individuais, para que seja desenvolvido o convívio em grupo.

A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.

6 formas de aplicar a ludicidade na educação infantil

  • Dança. A dança é uma das melhores formas para incentivar a criança a valorizar a atividade física e ter consciência sobre o seu próprio corpo. ...
  • Gincanas. ...
  • Caixa de sentidos. ...
  • Fantoches. ...
  • Contação de histórias. ...
  • Invenção de histórias.

O docente, responsável pela sistematização desse processo, pode oportunizar às crianças uma forma dinâmica e prazerosa de aprender, pois, a educação pela via da ludicidade propõe um aprender brincando, inspirando uma concepção de educação para além da instrução, ou seja, para a autonomia do aprendiz.

O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.

O professor pode fazer uso do lúdico em diferentes situações dentro da sala de aula, incluindo jogos e brincadeiras, podendo ser um instrumento norteador, no processo de ensino/ aprendizagem de cada disciplina, com a intenção de fazer com que o aprendizado se torne algo sedutor.

Formas de inserção das atividades lúdicas no dia a dia escolar

  1. Leitura como forma de atividade lúdica. O desenvolvimento do hábito da leitura deve ser estimulado logo nos primeiros anos. ...
  2. Acrescente os fantoches à leitura. ...
  3. Jogos de tabuleiro são uma alternativa de atividades lúdicas em grupo.

O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores. (2010, p. 1). Nesse sentido, a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar.

desenvolvem as habilidades necessárias (intelectuais, afetivas e motoras), além de estimular a criatividade e a atenção” (Livro-base, p. 146).

Atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é ensinar e divertir quem as pratica. No caso das crianças, tais atividades também têm o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos.

A ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores.

A ludicidade nos jogos e brincadeiras
Os jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que, ao mesmo tempo que divertem, promovem o desenvolvimento intelectual, físico e moral de uma criança. Como são realizados em grupos, os jogos ensinam a cooperação, o trabalho em equipe e a sociabilidade.

Portanto, o brincar é fundamental para estimular seu desenvolvimento integral, tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar, além de contribuir para a interação de si com o meio social. A atividade lúdica deve fomentar sua capacidade de relacionar uma informação nova com seu próprio esquema de conhecimento.

Ludicidade como metodologia significa respeitar a interpretação da criança sobre o mundo e o lugar que ela ocupa nele. Através do lúdico, a criatividade, curiosidade e o desejo por saber acontecem de maneira natural, ampla e fluida, fazendo com que a educação aconteça de forma emancipadora, afetiva e plural.

Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

O professor deve ter uma relação mediadora nesse processo de atividades lúdicas e a prática pedagógica, para que ocorra uma aprendizagem significativa e não seja somente uma forma de diversão da criança.

Além de contribuir para aquisição de novos conhecimentos, o lúdico cria uma relação mútua, desenvolve a linguagem, atenção, percepção, criatividade e habilidades para melhor desenvolver a aprendizagem.

O que fazer: Escolha uma história com frases repetidas, rimas ou um enredo que os alunos já conheçam. Leia devagar e com um sorriso ou um aceno de cabeça. Além disso, deixe os alunos perceberem que eles devem interagir e participar.

A metodologia lúdica envolve uma bagagem de aspectos importantes no processo de aprendizagem, desde do princípio didático através de modelos recriados pelo professor, até a questão da prática que se desenvolve a partir de jogos e brincadeiras desportivas.

Utilizar jogos como instrumento pedagógico não se restringe a trabalhar com jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos já estão determinados; mas, principalmente, estimular a criação, pelos alunos, de jogos relacionados com os temas discutidos no contexto da sala de aula.