Como esterilizar uma agulha corretamente?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A fervura funciona em metais. Deixe a agulha na água durante dez minutos. Para assegurar-se de que tenha esterilizado, tampe a panela e deixe ferver por até 30 minutos.

Água pra limpar a agulha
Umedeça a ponta de um pincel fininho com água e passe na agulha, de trás pra frente, umas três a quatro vezes. Aí, é só esperar secar e ver com uma lupa se a sujeira saiu! E pra sujeira mais resistente, outra opção é usar uma misturinha de água com álcool isopropílico.

4 maneiras para esterilizar com segurança
Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair. Disponha sobre um pano de prato limpo estendido em uma bancada seca.

O álcool em gel é essencialmente destinado para assepsia de pele (mãos, punhos e antebraço) e o álcool líquido é especialmente indicado para higienização de superfícies e objetos. Ambos usados na concentração de 70% terão ação microbicida.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os fabricantes recomendam usar a agulha para a aplicação de insulina apenas uma vez. Mas um novo relatório da SBD mostra que metade dos portadores de diabete desconsideram essa norma — alguns reutilizam cada uma até cinco vezes.

A agulha reutilizada não é possível de ser higienizada e pode causar infecção no local, dor, sangramento e hematomas. Estudos mostram uma ligação entre a reutilização de agulhas e o aparecimento de saliências do tecido adiposo no local da aplicação (lipodistrofia).

No caso da reutilização da seringa devemos acrescentar o risco de alterações na escala de graduação o que provoca o risco de imprecisão da dose injetada e descontrole glicêmico 7-10. Sendo assim, entendemos que as agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e devem ser descartadas após.

Após a água iniciar a fervura, deve-se deixar no fogo por mais 5 a 10 minutos, em seguida, deve-se colocar tudo para secar naturalmente, em cima de uma folha de papel de cozinha.

Além de possível contaminação biológica ou química, este resíduos podem causar acidentes, portanto, não devem ser descartados no lixo domiciliar. Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde.

A agulha da injeção letal é esterilizada por seis motivos - desde a defesa dos Direitos Humanos do preso até a segurança da equipe que realiza a execução. Primeiro, por um motivo óbvio: elas já são compradas esterilizadas, como qualquer outro material hospitalar.

40 minutos

A duração do processo é, em média, de 40 minutos (verificar o tempo exato com o fabricante). Isso levando em consideração todo o tempo de aquecimento e exposição dos materiais às temperaturas elevadas. A temperatura, inclusive, varia de 121ºC de 134ºC, de acordo com o modelo.

VALIDADE MINIMA DE 20 MESES APOS EMISSAO DA NF DE ENTREGA.

Bactérias e vírus: a injeção de drogas com agulhas não esterilizadas, particularmente agulhas usadas por outra pessoa, pode introduzir bactérias e vírus no organismo.

Recomenda-se sempre a esterilização dos instrumentais cirúrgicos em autoclave (esterilização por vapor de água até a temperatura de 134°C/273º F).

O primeiro enxágüe de um material contaminado deve ser realizado com água fria, uma vez que a água quente pode ocasionar a coagulação de proteínas, dificultando a limpeza.

Limpeza manual
Na limpeza manual, é feita a remoção da sujidade de cada peça usando uma escova de cerdas macias, o processo é realizado sob água morna e com auxílio de detergente neutro, enzimático ou aquilamina. Durante a escovação, deve-se limpar atentamente as articulações e demais locais mais delicados dos PPS.