Como esterilizar potes de vidro no microondas?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

4) No micro-ondas: coloque 4 colheres (sopa) de água dentro dos vidros, e leve ao micro-ondas por 2 minutos. este método não é indicado para os vidros com tampa acoplada por articulação metálica.

Fervendo os recipientes: este é o método mais comum de esterilizar qualquer pote. Basta ferver potes e tampas por, no mínimo, 15 minutos. Depois deixe-os secar virados com a abertura para baixo, sobre panos limpos. No forno: esta forma de esterilização só funciona para potes de vidro.

Forre uma panela grande com um pano limpo, para evitar o atrito entre os vidros. Encha de água até cobrir completamente e leve ao fogo até levantar fervura. Reserve as tampas. Deixe ferver por, no mínimo, 10 minutos e, nos 5 minutos finais, coloque as tampas junto!

Coloque dentro do micro-ondas o utensílio que você deseja testar (vazio), ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, potência alta, durante 1 minuto – não ultrapasse este tempo.

4) No micro-ondas: coloque 4 colheres (sopa) de água dentro dos vidros, e leve ao micro-ondas por 2 minutos. este método não é indicado para os vidros com tampa acoplada por articulação metálica.

Em um recipiente, junte partes iguais de água fria e vinagre branco. Coloque os potes de vidro na solução por, no mínimo, 12 horas. Finalize a lavagem em água corrente e detergente neutro.

Lave as embalagens plásticas com água quente e sabão
Utilizando uma panela, chaleira, ou caçarola, esquente um pouco de água, aplique uma boa quantidade de detergente neutro em uma esponja e limpe todas as partes do pote. Assim você mata as bactérias ali presentes e deixa a embalagem pronta para ser usada novamente.

Água quente: deixe o vidro imerso em água fervendo por alguns minutos. Você pode fazer essa etapa em três maneiras: água fervente, micro-ondas ou forno. Todos eles são muito eficientes.

Não descongele nem aqueça leite materno congelado num micro-ondas ou em água a ferver. Pode danificar as suas propriedades nutricionais e protetoras e criar pontos quentes que podem queimar o seu bebé. Leite materno deixado à temperatura ambiente deve ser dado ao seu bebé dentro de duas horas, ou deitado fora.

Coloque as peças do extrator numa panela grande e cubra com água. Deixe ferver durante cinco minutos, no mínimo, verificando se as peças continuam submersas. Micro-ondas. Ponha as peças em um saco para desinfecção em micro-ondas ou esterilizador de micro-ondas e siga as instruções do fabricante.

O produto pode ser esterilizado usando um esterilizador a vapor elétrico ou para micro-ondas Philips Avent ou em água fervente por no máximo 5 minutos. Recomendamos que você use um esterilizador a vapor elétrico ou esterilizador para micro-ondas Philips Avent.

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Pulverize álcool dentro dos potes.
Aplique com um pulverizador no interior da tampa e do pote. Espere dois minutos para que o álcool evapore por completo e pode encher os potes com a conserva.

Potes de vidro na cozinha
Se você for usar potes de vidro para mantimentos e afins, nossa melhor dica é: use etiquetas ou escreva de alguma forma o que está guardando nessas embalagens. Uma forma simples de fazer isso é recortar a embalagem dos temperos e mantimentos e colá-la nos potes de vidro.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Os recipientes mais seguros são os que possuem o número cinco dentro de um triângulo, pois são feitos de polipropileno; No caso de potes de vidros, o uso em microondas é mais seguro, mas é necessário dar preferência às vasilhas refratárias, pois são mais resistentes e suportam o calor do forno.

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir.