Como esterilizar compressas de gaze?

Perguntado por: scoutinho . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Os artigos, material poroso ( como a gaze), devem ser simplesmente autoclavados, nenhum material pode ser autoclavado e seco em estufa depois.

As compressas adquiridas para serem processadas no serviço vêm do fornecedor com goma, que é retirada através de lavagem com água (e em alguns serviços de lavanderia utiliza-se também detergente e amaciante) antes de serem empacotadas e esterilizadas em autoclave.

Para quê serve a Compressa de Gazes Esterilizadas? Compressa de Gazes Esterilizadas é um equipamento utilizado para absorção de sangue e de outras secreções, além de ser usada em procedimentos de higiene e curativos.

Colocar água destilada na autoclave. Em seguida coloque os materiais. Importante: Não encher e nem empilhar materiais na autoclave para que sejam esterilizados da maneira correta. Deixe sempre espaços!

4 maneiras para esterilizar com segurança
Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair. Disponha sobre um pano de prato limpo estendido em uma bancada seca.

A Compressa de Gaze não estéril significa apenas que não poderá ser utilizada em ambientes que requeiram um ambiente estéril, como no caso de uma cirurgia, em procedimentos mais críticos.

Não deve reutilizar, material descartável.

A ampola esterilizada deve começar a obter uma coloração roxa, enquanto que não foi esterilizada permanecerá com a coloração amarelada. Isso indica que o processo de esterilização foi concluído corretamente. Se as duas ampolas ficarem com a coloração roxa significa que ocorreu um crescimento de bactérias.

Recomenda-se sempre a esterilização dos instrumentais cirúrgicos em autoclave (esterilização por vapor de água até a temperatura de 134°C/273º F).

Como preparar os materiais para esterilização na autoclave: passo a passo:

  1. Desinfecção. Antes de dar início à esterilização, os materiais devem passar por uma descontaminação e lavagem inicial. ...
  2. Limpeza. ...
  3. Enxágue. ...
  4. Secagem. ...
  5. Revisão. ...
  6. Embalar em papel apropriado. ...
  7. Esterilização na autoclave.

Através deste método não é possível esterilizar materiais plásticos ou outros materiais termossensíveis, assim como não é recomendável esterilizar roupas, papel, nem instrumentos metálicos cortantes.

A compressa de gaze estéril é um item médico hospitalar utilizado em sua grande maioria para proteger feridas (curativos), ela age como uma barreira antibacteriana protegendo o ferimento de patógenos contaminantes (bactérias, fungos, vírus etc…), que estão presentes no ar, geralmente é feita com fios algodão e seu ...

Uma gaze não estéril, não significa ser uma gaze suja ou outra situação que comprometa a higiêne da mesma, apenas não pode ser utilizada em ambientes que requeiram um ambiente esteril, como no caso de uma cirurgia.

PERÍODO DE TROCA O curativo deve ser trocado toda vez que estiver saturado com a secreção ou, no máximo, a cada 24 horas. Quando na presença de pouco exsudato, a gaze deverá ser umedecida duas a três vezes ao dia, com SF0,9%. DESCRIÇÃO Tecido em malha não aderente.

O álcool em gel é essencialmente destinado para assepsia de pele (mãos, punhos e antebraço) e o álcool líquido é especialmente indicado para higienização de superfícies e objetos. Ambos usados na concentração de 70% terão ação microbicida.