Como Ester foi escolhida para ser rainha?

Perguntado por: gxavier . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

O desenrolar da história da jovem judia se dá após o banimento da rainha Vasti, quando o rei Assuero, em uma festa que durou 180 dias, pediu para ela desfilar diante dos convidados e ela se recusou. Então, ele ordenou que fosse escolhida outra mulher para ocupar o lugar da rainha.

Ela ouvia os conselhos de pessoas com mais experiência e não agia precipitadamente. Para revelar o plano maléfico de Hamã, Ester organizou dois banquetes para ganhar o favor do rei e escolheu suas palavras com cuidado (Ester 7:1-2). Graças a essa sabedoria, Ester salvou todos os judeus no império persa!

Ester 2:5–11, 15–23—O rei escolhe Ester para ser a nova rainha. Mardoqueu salva a vida do rei.

Deus a colocou numa posição única, na hora certa e no lugar certo para proteger o seu povo. A vida de Ester revela o propósito especial do Senhor para ela (Ester 4:14)- E Deus tem um prpósito especial para cada uma de nós, basta confiarmos e ter coragem para enfrentar aquilo que o Senhor preparou.

Assim como Ester precisamos buscar no Senhor as estratégias corretas para vencer as lutas diárias e esperar em Deus o momento certo de agir. O que mais impressiona na história de Ester é sua coragem e ousadia. Ela arriscou a própria vida para salvar seu povo.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.

Assim, antes de pedir o que queria, Ester preparou um banquete para o rei Assuero e para Hamã, cujo objetivo seria examinar o terreno e saber qual era o estado de espirito do rei. Naquela noite, o rei novamente pediu-lhe que dissesse o que desejava, mas Ester simplesmente convidou o rei e Hamã para outro banquete.

Deus deu a ela as palavras de que ela precisava para implorar por sua vida e a de seu povo. Ester acusou Hamã de arquitetar a conspiração e o rei saiu furioso. Hamã percebeu que sua própria vida estava em perigo. Ele perdeu o juízo e caiu no sofá de Ester, implorando que ela pedisse ao rei que poupasse sua vida.

três dias

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias.

Nele aprendemos que em determinados momentos o povo de Deus sofre intensas perseguições de seus inimigos, porém Deus preserva o seu povo durante os períodos difíceis. No livro de Ester também aprendemos que, como povo escolhido do Senhor, devemos exaltá-lo por todas as suas maravilhas.

Ester passou por um processo de embelezamento, de um ano. Um dia também nós, filhos de Deus, salvos por Jesus, seremos levados à presença do Rei e necessitaremos passar por um “tratamento de beleza”, a transformação da alma.

Ester era uma moça judia criada por Mordecai, e que se torna rainha ao se casar com o rei Assuero. Hamã (primeiro minitro do reino) faz um plano para matar todos os judeus e chega a contruir no quintal de sua própria casa uma forca para matar Mordecai.

Ela era judia, foi criada por seu primo Mordecai na Pérsia, já que era órfã. Nessa época, a nação de Israel estava sob exílio no reino persa. Ester era muito atraente e bonita e, por isso, se tornou rainha.

O rei e Hamã foram ao banquete com a rainha Ester. Lá o rei voltou a perguntar à rainha qual era seu desejo, reafirmando que se seu seu pedido fosse metade do reino, ele seria concedido. Entretanto o pedido de Ester foi para que o rei poupasse a vida do povo judeu, seu próprio povo.

Ester deu um excelente exemplo de coragem, humildade e modéstia. Embora fosse muito bonita e ocupasse uma posição de poder, ela buscou ajuda e conselhos de outros. Ela falou com seu marido de forma corajosa, mas com tato e respeito.

Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

O rei enviou um de seus eunucos para dar o recado à Vasti. Porém, a rainha tinha os seus propósitos e se sentiu ofendida de ter que ser exibida como um objeto na frente dos vassalos do rei. Vasti, recusando-se a ser uma mera mulher objeto, foi banida da presença do rei e Ester assumiu seu lugar.