Como estará o mundo do trabalho em 2040?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

O levantamento mostra que apesar da projeção de que 57% da força de trabalho brasileira terão mais de 45 anos em 2040, são poucas as empresas que se preparam para esse cenário.

O que a modelagem revelou foi que, em todos os cenários, o Brasil de 2040 será um país mais quente e mais seco. As temperaturas médias nos meses mais quentes do ano podem subir até 3oC em relação às médias atuais no Centro-Oeste.

Cenários de trabalho em 2030
Em um mundo com menos regulamentação e mais espaço para a inovação – o ambiente “vermelho”, segundo o estudo da PwC –, as empresas se voltam cada vez mais para nichos de mercado. As startups têm possiblidade de ganhar escala e conquistar influência em termos globais.

Chegando ao fim deste super-bizarro ano de 2020, aos poucos as coisas vão voltando ao normal. O retorno à rotina será mais lento em função dos estragos pós-pandemia. Por isso, o momento é de religar o otimismo e esperar anos melhores pela frente.

O mundo será amplamente reflorestado, com cidades verdes, inteligentes e mais descentradas. Ecovilas autossustentáveis e integradas serão lar para mais de 50% da população mundial, com o restante das pessoas vivendo em smart & cibercities integradas e sustentáveis.

Profissões que serão extintas no futuro: conheça 8 delas!

  • Caixa. ...
  • Cozinheiro de fast food. ...
  • Operador de impressora. ...
  • Caminhoneiro. ...
  • Agente de viagem. ...
  • Lenhador é uma das profissões que serão extintas no futuro.

Nos próximos anos, veremos o bem-estar físico e mental dos colaboradores como uma das principais tendências para o futuro do trabalho. Os empregadores têm sido demandados a fornecer programas onde o foco é melhorar a saúde física e mental dos funcionários e ao mesmo tempo aumentar o engajamento.

Quais profissões devem ficar em alta nos próximos 5 anos?

  • Analista de Big Data. Já pensou em trabalhar analisando informações que circulam na internet para ajudar as empresas a entenderem as tendências e crescerem a longo prazo? ...
  • Engenheiro Ambiental. ...
  • Desenvolvedor de dispositivos wearables. ...
  • Consultor de imagem. ...
  • Social Media.

Em 2030, dois terços da população mundial viverão nas cidades. A população urbana nos países em desenvolvimento dobrará e as cidades produzirão 80% do PIB global. Grandes cidades da Ásia, América Latina e África estão projetadas para se tornarem megacidades até 2030.

2050 E AS INOVAÇÕES QUE VÃO IMPACTAR O MUNDO

  • NICOTINA DIGITAL. Se a tecnologia é a nicotina nos dias de hoje, o celular é o grande vício das pessoas. ...
  • CELULAR SOB A PELE. Tudo é muito possível e inovador. ...
  • UNIVERSO CONECTADO. ...
  • VEÍCULOS IMPRESSOS EM 3D. ...
  • VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO. ...
  • MAIOR RAPIDEZ, MELHORES SERVIÇOS.

Nossa comunicação será diferente , teremos lentes de contato inteligentes que nos permitirão ler textos flutuando na frente de nossos olhos e brincos que enviarão mensagens de um acidente virtual para os ouvidos. As redes sociais se tornarão integrantes do mundo real.

Mudança climática e extinção de animais. Dentro de alguns anos, o aumento da temperatura terá consequências preocupantes para o planeta. Os cultivos, por exemplo, terão que ser mudados das áreas habituais e serão forçados a resistir à seca e às inundações, que também poderiam ocorrer.

O mundo que está deixando para seus netos e bisnetos será mais quente, terá altas taxas de densidade demográfica, mais gente vivendo em áreas com escassez de água e alguns animais extintos.

Basta visitar o site In20Years . O processo é muito simples: responde a questões como sexo, se é viciado em drogas e qual a idade que quer acrescentar ao seu rosto. Depois, é só fazer o upload de uma foto sua e esperar pelo resultado.

O relatório aponta, por exemplo, que os oceanos podem subir até 2 metros em cerca de 50 anos e até 5 metros até 2150. Isso é, em parte, resultado do aumento da temperatura global, que, segundo as projeções do IPCC, pode atingir a marca de 5,7 ºC extras até 2100.

A mudança no perfil da população, que se tornará mais velha, e o crescimento da China e da Índia e o impacto dos dois países na economia global são algumas das mudanças esperadas para o próximo quarto de século. Outra medida prevista pelos futurologistas é o aumento de problemas como o déficit de atenção em crianças.