Como estão os tupis hoje?

Perguntado por: rbelchior . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Ainda hoje os povos tupi continuam vivendo no Brasil. São designados assim os povos falantes das aproximadamente 41 línguas que compõem o tronco linguístico Tupi.

Imediatamente após o ápice, a vasta nação tupi teria entrado nos cinco séculos seguintes em um acentuado declínio, agravado após a chegada do colonizador europeu, segundo estimativas apresentadas em um artigo publicado em 7 de dezembro na revista Molecular Biology and Evolution.

Viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de tubérculos, como a mandioca e a horticultura.

Muitos alimentos usados pelos tupis foram difundidos para todo o planeta: milho, mandioca, amendoim, pimenta, goiaba, abacaxi, batata-doce, cará, abóbora, palmito, caju, açaí, cupuaçu, castanha-do-pará etc., incrementando a dieta alimentar de vários povos.

Onde vivem os guaranis? No Brasil, os guaranis vivem nos estados brasileiros do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina e Tocantins. Somente no País, há 57 mil pessoas, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A etnia indígena que virou símbolo de algo que é genuinamente brasileiro, porém, sofreu uma pressão brutal. Com uma população estimada em 200 mil indivíduos em 1500, os tupiniquins foram reduzidos a um grupo de 55 indivíduos no século 18, e foi declarada oficialmente extinta em 1780.

Nome e língua
O Grande Dicionário Etimológico-Prosódico da Língua Portuguesa de Silveira Bueno confirma: Tupinã-ki, "tribo colateral, o galho dos Tupi". Falantes da língua Tupi litorânea, da família Tupi-Guarani, no passado, hoje os Tupiniquim usam apenas o português.

De acordo com ele, todos os indígenas das Américas descendem de uma única população que chegou ao Novo Mundo vinda do leste asiático, através do estreito de Bering, há cerca de 20 mil anos.

Marquês de Pombal

Em 1758, o Marquês de Pombal proibiu o ensino e o uso do tupi e instituiu o português como única língua do Brasil com a finalidade de enfraquecer o poder da Igreja Católica sobre a colônia.

Os tupis eram povos indígenas, que habitavam a região litorânea do Brasil no século XVI (época da chegada dos portugueses). Na verdade, os tupis estavam nessa região muito antes da chegada de Cabral.

Dentro desse tronco, o tupinambá (que pertence à família tupi-guarani) acabou sendo escolhido pelos colonizadores como a base de uma das línguas gerais que existiram no Brasil e que era usada para se comunicar com os indígenas.

O tupi diz respeito à língua Tupinambá, que era falada pelas comunidades indígenas existentes no Brasil quando o território foi colonizado pelos portugueses. Guarani, por sua vez, é a língua falada pelas nações que são encontradas na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil.

4 – TUPIS-GUARANIS
Com a ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Aregúa, Paraguai, e deste local criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais.

A palavra tupi significa 'bico de tucano'.