Como estabilizar a rede elétrica?

Perguntado por: imoura3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Estabilizadores, filtros de linha e nobreaks são úteis para quem quer proteger seus equipamentos contra queda de energia. Lembrando que o corte repentino do fornecimento de energia e demais problemas do tipo, como flutuações na tensão da rede elétrica, podem danificar ou até mesmo queimar os dispositivos eletrônicos.

O estabilizador de energia pode já não ser mais tão útil como antigamente, mas não quer dizer que não pode usá-lo em hipótese alguma. Ele é menos recomendado hoje em dia porque equipamentos mais novos já possuem um sistema interno similar.

Uma das melhores formas para fazer isso é com o uso de nobreaks. Esse equipamento será o responsável por manter a rede estável e enviar apenas energia de qualidade para os aparelhos da sua casa ou negócio.

Aplica-se ao caso em que se necessita reduzir a tensão alternada da rede para uma tensão contínua menor, que pode ser retificada num transformador com núcleo de ferrite. Em suma, para reduzir altas tensões alternadas para tensões alternadas menores a melhor solução ainda é o transformador.

Essas variações podem ser causadas por diversos fatores, como a demanda excessiva de energia em determinados horários do dia, falhas na rede elétrica, descargas atmosféricas, entre outros. A oscilação de energia pode ser classificada em três tipos: subida de tensão, queda de tensão e variação de frequência.

A oscilação de tensão, geralmente, é sinal de instabilidade na rede elétrica. Variações pequenas, na maioria dos equipamentos, não causam problemas. A maior parte é projetada para suportar uma variação em sua tensão de até 10%. Mas, quando ultrapassam esse limite, é preciso atenção.

5 formas de resolver problemas de interrupção de energia

  1. Tenha controle dos equipamentos.
  2. Qualidade da energia controlada.
  3. Reconheça a raiz do problema.
  4. Faça verificações constantes na rede.
  5. Invista em tecnologia.

Um estabilizador de energia regula as inconsistências da rede elétrica para evitar a danificação de aparelhos eletrônicos, por exemplo. Alguns equipamentos já são fabricados para fazer isso e tem essa proteção adicionada em suas fontes. Por isso, não é mais considerado essencial pela maioria das pessoas.

As redes de baixa tensão possuem tensão elétrica que pode variar entre 110 e 440 V, utilizadas para consumidores que utilizam até 75 kW. Constituem o veículo de distribuição da energia aos clientes em baixa tensão – a 400 V, no caso das alimentações trifásicas, e a 230 V no caso das alimentações monofásicas.

O propósito principal das redes compactas de energia elétrica, como já foi relatado neste material, é auxiliar as concessionárias que são responsáveis por realizar todo o processo de distribuição.

O filtro de linha cumpre essa função e, além de mais barato que um bom estabilizador, tem a vantagem de não ser criticado por conta de seu regime de operação e eventuais riscos de diminuição da vida útil da sua fonte.

Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais. Note ainda que estabilizadores de tensão são diferentes de nobreaks – esses sim, úteis e capazes de proteger a sua máquina em caso de quedas de energia.

Resumindo os números e simplificando os cálculos, devemos sempre admitir multiplicar o valor VA por 0,6. Por exemplo, se você adquiriu um estabilizador de voltagem de 600 VA e quer saber quanto realmente ele pode suportar em carga dada em W (watts), faremos a multiplicação de 600 VA x 0,6 = 360 W.

Alongar é uma forma robusta de reduzir a tensão no corpo, de aumentar o fluxo sanguíneo e de ajudar a que se sinta mais energizado. Levante-se e alongue. Experimente também seguir uma sessão de ioga duas vezes por semana.

Oscilações ou quedas de energia
O teste é simples: basta desligar os disjuntores da residência e checar se, mesmo assim, o relógio continua em andamento, registrando o consumo. Caso isso aconteça, chame um profissional especializado para corrigir o problema.