Como está ou como estás?

Perguntado por: nespinosa9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

As duas formas existem e estão corretas. A dúvida reside em quando se deve utilizar está e quando se deve utilizar estar. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.

O pronome esta é usado quando a intenção é indicar algo ou alguém que está próximo, em vez de essa, quando está longe, ou aquela, mais longe ainda. Veja os exemplos: Esta casa foi alugada semana passada.

Para saber qual usar, basta fazer a pergunta para ao sujeito da sentença. Se houver uma resposta, significa que a palavra “estáé o verbo da frase, portanto deve ser acentuada. Mas, caso a oração não possa ser respondida, é um pronome e deve ser usado sem acento.

A palavra 'está' é a flexão do verbo 'estar” e indica um estado, uma condição. Já 'estar' é um verbo, no infinitivo impessoal, devendo ser usado, principalmente, nas locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e quando não houver um sujeito definido.

As duas formas tás e tais podem ser consideradas válidas admitindo que o verbo “tar” (forma aferética do verbo estar) é igualmente válido. Ou seja, tás e tais são flexões corretas mas recomenda-se usar as formas estás e estais em linguagem mais cuidada e/ou escrita.

Sinônimo de: encontra-se, acha-se, localiza-se, situa-se, apresenta-se, existe, fica, anda, permanece, mantém-se, passa, sente, experimenta, vivencia, sofre, ...

Na locução de férias, o verbo estar é usado com a preposição de para transmitir uma situação ou estado. Também é considerado correto o uso da preposição de com os verbos entrar e sair: Estou de férias desde ontem.

Estás vem do verbo estar. O mesmo que: existes, permaneces, ficas, supões, hás, habitas, resides, condizes, custas.

es·te |ê| Designativo de pessoa ou coisa que está presente, ou mais próxima de quem fala que outra ou outras, ou de pessoa ou coisa de que se falou em último lugar.

Ambas as construções estão corretas, embora o seu significado tenha ligeiras diferenças. A preposição para pode ter um valor espacial, de indicação de direção, ou um valor temporal. É este último o seu valor na frase: (1) «O melhor está para vir.»

A diferença fundamental é que bem é um advérbio, e bom, um adjectivo, o que faz com que desempenhem diferentes funções e, por conseguinte, apareçam em posições diferentes na frase.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

As duas formas – está bem e tá bem estão corretas e têm o mesmo significado mas na condição “informal ou coloquial” para “tá bem”. Ou seja, a forma recomendada de escrita é está bem; “tá” é a forma aferética de está – válido (e comum) em linguagem falada mas não recomendado a usar em escrita.

A forma correta da escrita é: "Onde eu queria estar".