Como está organizada a sociedade maia?

Perguntado por: hmendes2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A civilização maia constituiu uma sociedade estamental, onde as principais influências eram os imperadores, sacerdotes e líderes militares. Logo em seguida estavam posicionados os comerciantes e artesãos livres. O último estamento possuía os camponeses e escravos.

Resposta. Resposta: De maneira geral, a sociedade maia era liderada por um governante, denominado Halach Uinic, chefe político, com o apoio de uma nobreza composta por chefes locais, sacerdotes responsáveis pelo saber filosófico, religioso e astronômico, incluindo os calendários.

A civilização maia foi uma das mais complexas que habitaram a América antes da chegada dos conquistadores europeus. Ocupou uma região que corresponde hoje à planície de Iucatã, no México, e aos territórios da Guatemala, de Belize e de Honduras.

A sociedade era estratificada, com a nobreza e governantes no topo da hierarquia social e os camponeses e trabalhadores fornecendo a mão de obra obrigatória ao estado por meio do sistema de "mita".

- De maneira geral, a sociedade maia era liderada por um governante, denominado Halach Uinic, chefe político, com o apoio de uma nobreza composta por chefes locais, sacerdotes responsáveis pelo saber filosófico, religioso e astronômico, incluindo os calendários.

O maior grupo da sociedade maia eram os camponeses, responsáveis pela agricultura e pela produção de alimentos. Havia ainda uma nobreza, responsável por cargos relacionados à administração das cidades-estado e pelo sacerdócio religioso. Por fim, havia o rei, chamado de ajaw, que era autoridade máxima de cada cidade.

O grupo mais numeroso da sociedade era dos camponeses, os responsáveis pela agricultura e pelo abastecimento de sua cidade. A elite era a responsável pela administração das cidades-estado e pelas funções religiosas. A autoridade máxima e Page 2 topo da pirâmide social maia era o rei de cada cidade, chamado de ajaw.

O grupo mais numeroso da sociedade era dos camponeses, os responsáveis pela agricultura e pelo abastecimento de sua cidade. A elite era a responsável pela administração das cidades-estado e pelas funções religiosas. A autoridade máxima e topo da pirâmide social maia era o rei de cada cidade, chamado de ajaw.

Os maias viveram primeiramente em aldeias e, mais tarde, em cidades. Suas cidades possuíam grandes templos, pirâmides de pedra, palácios e quadras de jogo de bola. Eles criavam fazendas podando árvores e parreiras em torno da floresta tropical. Cultivavam milho, feijão e abóbora.

A arte maia, com seus entalhes em madeira e pedra, é vista pelos estudiosos como uma das mais belas da Era Clássica. Entre os trabalhos artísticos que sobreviveram ao longo do tempo, restam a cerâmica, os murais, as esculturas e a vasta arquitetura dos sítios arqueológicos.

Os maias, assim como todas as grandes civilizações, dependiam fortemente da agricultura para sua pujança econômica e para sustentar sua população. Um argumento simples é que a escassez na produção de alimentos gradualmente diminuiu a influência política da sociedade maia e levou à desintegração social.

Os pesquisadores acreditam que, entre o apogeu dos dois centros olmecas, outros povos emergiram na região. “Chegamos à conclusão de que a civilização maia surgiu de uma interação mais ampla, incluindo sociedades do Sul da Costa do Golfo, em Chiapas, e no Sul da Costa do Pacífico também.

O grupo social mais poderoso, o dos sacerdotes, monopolizava a escrita e os conhecimentos científicos, principalmente a astronomia e a matemática. Os maias acreditavam que o destino da humanidade era regido pelos deuses, por isso a religião esteve presente em todas as atividades culturais do povo.

A organização social asteca era clara: escravos e servos eram a classe mais baixa da sociedade, junto dos camponeses, que eram também guerreiros. Os artesãos e comerciantes ocupavam um local mais acima na pirâmide social.

Na parte superior da hierarquia estava o imperador, denominado Sapa Inca e os nobres, seguidos pelos sacerdotes e pelos guerreiros. Depois vinham os camponeses, que formavam a maior parte da população, e, por fim, os escravos, obtidos através de guerras.

A Sociedade Inca encontra-se dividida basicamente em três estamentos: Realeza, nobreza e povo.

Os maias foram um povo pré-colombiano que habitou a América Central e Sul do México. A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México).

O Governo Maia estruturava-se em Cidades-Estado independentes, cada qual liderada por um chefe guerreiro que era auxiliado por sacerdotes e cobradores de impostos. A civilização maia desenvolveu-se entre os séculos VI e X d.C., na Península de Yucatã, no sul da região onde hoje se encontra o México.