Como está o Rio Jordão hoje?

Perguntado por: atorres7 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Hoje em dia, apenas uma pequena parte do fluxo que historicamente atingiu o Mar Morto ainda está viva. Um dos afluentes do rio Jordão está quase seco. A área em que Al-Maghtas está localizada é uma das reservas naturais mais importantes da Jordânia.

Certamente nela era colocado tudo, todo tipo de esgoto, pois não existia consciência ecológica como existe hoje. Mas o volume de esgoto era muito pequeno e podemos dizer com certeza que não era o suficiente para tornar as águas desse rio contaminadas a tal pondo de terem "mal odor".

O rio tem profundidade máxima de 17 pés (5,2 m) e largura máxima de 60 pés (18 m). Na maior parte de seu curso o rio se encontra abaixo do nível do mar, chegando a 390 metros abaixo deste nível ao desembocar no Mar Morto.

Introdução. O chamado de Josué como profeta foi confirmado aos israelitas quando Deus separou as águas do Rio Jordão e permitiu que eles o cruzassem até a terra prometida.

O que você precisa fazer para atravessar o seu Jordão? Precisa saber que a vitória vem de Deus, mas que quem tem que atravessar o Jordão, é você. No v. 2 está escrito, Deus disse com todas as letras para Josué: “Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão”.

Naamã

Naamã deixou seu orgulho de lado, e decidiu mergulhar as sete vezes no rio Jordão como recomendou o profeta. Ele foi curado da lepra. Naamã ficou tão agradecido que voltou à Eliseu oferecendo riquezas, que o profeta recusou.

Na verdade, o Mar Morto não é propriamente um mar e sim um grande lago com dimensões de 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. Fica situado no Oriente Médio e banha a Jordânia, Israel e Cisjordânia. Encontra-se a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo: é o ponto mais baixo do planeta Terra.

“Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo” (2 Reis 5,10). A orientação, portanto trazida pelo mensageiro, dizia que Naamã deveria se banhar sete vezes no rio Jordão para que a pele fosse restaurada da lepra.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

Volumoso, caudaloso, opulento, cristalino. Os adjetivos relativos ao Rio Jordão bíblico, citado 175 vezes no Antigo Testamento e 15 no Novo, onde Jesus teria sido batizado, parecem se referir a um lugar imaginário.

O nome tem o sentido de “o que corre” ou “aquele que desce”. Este nome é citado no Novo Testamento da Escritura Sagrada, no episódio em que João Batista batiza Jesus Cristo nas águas do Jordão. Este rio, ao longo de toda a Bíblia, foi cenário de vários acontecimentos importantes.

Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.

Seca o leito do rio. O rio está aberto diante da Arca da Aliança e os hebreus observam, na margem do Jordão, admirados e emocionados. O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão.

O tema da terra prometida na tradição bíblica.

Grupo Calebe Universal
Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

O sete é o número da Transformação, é a primeira manifestação do homem para conhecer as coisas do Espírito, as coisas de Deus, a Criação.

Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.