Como está o nível do Sistema Cantareira hoje?

Perguntado por: oconceicao7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Atualmente estão armazenados 1124.0954 milhões de m3 no sistema Cantareira.

UOL Explica o que acontece no Cantareira
Além de ter suas principais represas distantes da capital —onde choveu mais—, o sistema também ficou com o solo ressecado com a falta de chuvas nos últimos meses —o que dificulta a absorção de água.

A chuva segue no Sistema Cantareira nos próximos dias, devendo ganhar força ainda no final desta semana e que se estende para o meados da semana que vem.

O reservatório tem capacidade de armazenamento de 7 bilhões de litros e fica mais cheia porque recebe o volume captado nos reservatórios Jaguari-Jacareí, Cachoeira e Atibainha, que estão em áreas mais altas.

De 2021 a 2023, o índice de armazenamento de água passou de quase 41% para 48,5%. É o maior nível nos últimos seis anos. A recuperação dos mananciais significa um pouco mais de tranquilidade para quem fornece e para quem consome essa água.

NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS DE SÃO PAULO

SISTEMA CANTAREIRA
85.8%85.8%85.7%
8/059/0512/05

Atualmente, o nível das represas das regiões Sudeste/Centro-Oeste está em cerca de 18,5%. O ideal, de acordo com Ciocchi, é que as chuvas que começaram agora possam elevar o patamar para perto de 35%.

das águas provenientes dos rios Jaguari, Cachoeira, Atibainha e Juqueri, estabelecendo um prazo de 30 anos de vigência para essa autorização. O Sistema Cantareira é um conjunto de seis represas: Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Águas Claras e Paiva Castro.

Nas últimas 24 horas, choveu na Cantareira 45,7mm. O acumulado pluviométrico para o mês superou a média esperada no domingo (5).

A Guarapiranga, principal manancial, é de propriedade da Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, e possui uma capacidade de armazenamento de 171 bilhões de litros de água, formando o terceiro maior Sistema Produtor da Região Metropolitana de são Paulo.

represa de Jurumirim

A represa de Jurumirim, maior e mais bonita do Estado de São Paulo, é o cenário perfeito para a prática de esportes e para o lazer nos empreendimentos da série Terras de Sta. Cristina. É, formada pelas águas do rio Paranapanema, um dos mais importantes do Estado, por sua pureza e qualidade da água.

Aquífero Guarani

No Brasil, um dos aquíferos subterrâneos de maior importância é o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do planeta, com um volume de água estimado em aproximadamente 55.000 km³ e uma profundidade máxima em torno de 1.800 m.

Somados todos os sistemas, o nível dos mananciais atingiu 57,5% hoje. Procurada pela Agência Brasil, a Sabesp informou “que o período de chuvas beneficiou o Sistema Integrado Metropolitano, que neste momento, opera com 57,5% da capacidade, nível superior aos 45,8% de 2022”.

Na Represa de Guarapiranga, o nível de água hoje é de 74,7% quando o histórico é de 41,5%. O reservatório de Cotia está hoje com 84,1% da sua capacidade de armazenamento ocupada, diante de uma média histórica de 51,3%.

O Sistema Cantareira ou Sistema Produtor de Água Cantareira, conhecido atualmente como um dos maiores do Planeta, foi constituído em meados de 1960, como uma iniciativa do governo de São Paulo para transformar o abastecimento de água da área metropolitana paulista em um processo mais resistente.

A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, possuindo, assim, um enorme potencial para geração de energia elétrica. Rio Amazonas, o principal da Bacia Amazônica.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), é a atividade agropecuária a principal responsável pelo uso da água.

A água desses reservatórios subterrâneos, é proveniente da chuva, que passa pelos poros do solo e das rochas, até ficar acumulada em uma camada menos permeável, dando origem às nascentes como conhecemos.

Barragem de rejeitos Syncrude
No Canadá, a maior represa do mundo tem 540 a 720 milhões de metros cúbicos. No total, são 88 metros de comprimento. Foram necessários dois anos para concluir as obras de construção na década de 1970, e a barragem foi restaurada em 1995.

Guarapiranga: zonas Sul e Sudeste da capital.

A represa mais limpa do Brasil - Represa de Itupararanga

  • América do Sul.
  • Estado de São Paulo (SP)
  • Ibiúna.
  • Ibiúna - O que fazer.
  • Represa de Itupararanga.